Geral

Fiocruz: 62% das crianças Guarani vivem abaixo da linha da pobreza

O estudo analisou dados sobre saúde infantil indígena e os efeitos das condições socioeconômicas, sanitárias e habitacionais das crianças.

Pesquisa feita pela Fundação Oswaldo Cruz apontou que 62% das crianças Guarani vivem abaixo da linha de pobreza.

O estudo desenvolvido em parceria com pesquisadores de outras instituições nacionais e estrangeiras é o primeiro sobre coorte de nascimentos indígenas no Brasil.

Estudos de coorte são realizados a partir do acompanhamento de determinada população ao longo de um tempo específico. Neste caso foi entre 2014 e 2017.

O levantamento analisou dados sobre saúde infantil indígena e os efeitos das condições socioeconômicas, sanitárias e habitacionais das crianças.

O objetivo desse tipo de trabalho é observar a incidência de agravos e doenças entre diferentes condições de exposição de risco à saúde nos quais a população estudada está inserida.

Os dados foram coletados por meio da implantação de um sistema de vigilância local em 63 aldeias da etnia Guarani, em cinco estados do Sul e Sudeste do Brasil.

De acordo com a Fiocruz, a pesquisa mostra que existem três padrões para habitação e para água e saneamento e quatro para posição socioeconômica, o que resultou em 36 combinações. Foram encontradas associações significativas entre domicílios precários e extrema pobreza e hospitalização no primeiro ano de vida.

 


 

Agência Brasil / Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Rádio Nacional/ Marizete Cardoso - 31/05/2023 12:15:09. Última edição: 31/05/2023 12:15:09

Tags: Fiocruz Crianças Guaranis Linha Da Pobreza

Leia também:

Líderes sul-americanos assinam Consenso de Brasília

O documento define a integração regional e o combate às mudanças climáticas como prioridades para os próximos anos na região.

Câmara aprova marco temporal sobre demarcação de terras indígenas

O texto prevê que a demarcação de terras indígenas valerá somente para as áreas que eram ocupadas por povos tradicionais em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi