Geral

Foram regatadas 56 pessoas em condições semelhantes à escravidão no RS

Os trabalhadores resgatados foram encaminhados para suas casas e devem receber três parcelas de seguro-desemprego.

Cinquenta e seis trabalhadores em condições semelhantes à escravidão foram resgatados, nessa sexta-feira (10), em duas fazendas de arroz no município gaúcho de Uruguaiana, na fronteira com a Argentina. Dez deles são adolescentes com idades entre 14 e 17 anos. Os trabalhadores eram da própria região, das cidades de Itaqui, São Borja, Alegrete e Uruguaiana.

As vítimas relataram que recebiam R$ 100 por dia, mas a comida e as ferramentas de trabalho eram por conta deles. Os trabalhadores faziam o corte manual do arroz vermelho e a aplicação de agrotóxicos sem equipamentos de proteção. Um dos menores sofreu acidente com um facão e ficou sem movimentos de dois dedos do pé. Além disso, o grupo andava quase uma hora sob o sol até chegar às fazendas. A comida estragava nessas condições e os trabalhadores podiam ficar o dia inteiro sem comer. Se algum deles ficasse doente, o dinheiro seria descontado.

A operação conjunta de resgate, que envolveu Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho e Polícia Federal, foi realizada após denúncia sobre a presença de jovens em trabalho irregular e sem carteira assinada.

Os trabalhadores resgatados foram encaminhados para suas casas e devem receber três parcelas de seguro-desemprego. O agenciador de mão-de-obra, que atuava na fronteira oeste do Rio Grande do Sul, foi preso em flagrante. Já os empregadores vão ser notificados para assinar a carteira de trabalho e pagar as verbas rescisórias.

Agência Brasil / Por Gabriel Côrrea - Repórter da Rádio Nacional - São Luís (MA) - 11/03/2023 14:30:09. Última edição: 11/03/2023 14:30:09

Tags: Trabalho Escravo Resgatados Rio Grande Do Sul

Leia também:

Grande Rio já tem mais crianças baleadas que em 2022

Grande Rio já tem mais crianças baleadas que em 2022

Das nove crianças atingidas por disparos de armas de fogo neste ano no Rio, cinco são meninas e quatro meninos. Maria Julia é a mais nova, e os mais velhos tinham 11 anos.

Fim de semana será de chuva em grande parte do Brasil

As exceções estão no Nordeste, como o interior da Bahia, partes de Pernambuco, Piauí e Maranhão, além de Alagoas e Sergipe.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi