Geral

Forró é reconhecido como manifestação da cultura nacional 

Ritmo musical existe há cerca de 70 anos no país

O gênero musical forró foi reconhecido como manifestação da cultura nacional O projeto de lei que já havia sido aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado foi sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta terça-feira (7). 

Forró é reconhecido como manifestação da cultura nacional 
© Sumaia Villela/ Agência Brasil

Segundo o projeto de lei, o forró é um dos mais autênticos gêneros musicais brasileiros. Nascido a partir da mistura de ritmos tradicionais da Região Nordeste como baião, xaxado, coco, arrasta-pé e xote, existe há cerca de sete décadas. Em 2021, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) declarou as matrizes tradicionais do forró como Patrimônio Cultural do Brasil.

Participaram da assinatura a ministra da Cultura, Margareth Menezes, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o deputado federal Zé Neto (PT-BA), autor da proposta, e a senadora Teresa Leitão (PT-PE), que foi relatora do projeto no Senado.  

“Um passo gigantesco para o nosso forró nordestino, e que passará a ter muito mais grandeza, respeito e possibilidade de fazer parte das políticas públicas em nosso país”, disse o deputado nas redes sociais.

Presidente Lula assina PL que reconhece o forró como manifestação da cultura nacional. Foto: Ricardo Stuckert/ PR

Por Sabrina Craide - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Carolina Pimentel - 07/11/2023 22:35:11. Última edição: 07/11/2023 22:35:11

Tags: Forró Cultura

Leia também:

Ceitec é retirada da lista de privatizações

Ceitec é retirada da lista de privatizações

A Ceitec, Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada, empresa pública especializada na produção de chips, foi retirada da lista de privatizações. A empresa teve o processo de liquidação autorizado em dezembro de 2020.

Campanha Papai Noel dos Correios é lançada nesta terça

Campanha Papai Noel dos Correios é lançada nesta terça

A campanha disponibiliza cartas escritas por crianças de até 10 anos e as matriculadas até o 5º ano do fundamental em escolas públicas com pedidos de presentes para o bom velhinho. As cartinhas podem ser adotadas por empresas, pessoas físicas ou órgãos públicos.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi