ESocial só poderá ser acessado com contas gov.br prata ou ouro
Transição começou a ser feita em dezembro e terminou nesta segunda (12). Tanto pessoas físicas como empresas precisam se ajustar às novas regras.
O exemplar viveu na região há 110 milhões de anos
Após anos de negociações e quase três décadas desde que foi contrabandeado do Brasil para Alemanha, o fóssil Ubirajara jubatus foi devolvido à cidade de origem – Cariri, no interior do Ceará.
O exemplar de um dinossauro ancestral das aves, que viveu há 110 milhões de anos atrás, é o primeiro da espécie encontrado na América Latina e o mais antigo da Bacia do Araripe, na divisa do Ceará, Piauí e Pernambuco.
Para celebrar a repatriação do fóssil, o Ministério das Ciências e Tecnologia, o governo do Ceará, a Universidade Regional do Cariri e representantes do governo alemão realizaram cerimônia solene nesta segunda-feira.
O reitor da Universidade Regional do Cariri, Francisco do O' de Lima Junior, destacou a concretização da decisão tomada por autoridades alemãs em meados do ano passado.
A ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, também comemorou a retomada do fóssil ao país. Ao destacar a importância da cooperação científica mantida com a Alemanha há mais de 50 anos, a ministra também apontou que espera por outros eventos semelhantes de repatriação de bens da União.
O Museu Nacional do Rio de Janeiro chegou a ser cogitado como local de abrigo ao fóssil do dinossauro. No entanto, Ubirajara jubatus fará parte do acervo do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, que pertence Universidade Regional do Cariri, na cidade de Santana do Cariri, no Ceará. O local recebe, em média, 2 mil visitantes por mês.
Agência Brasil / Por Daniella Longuinho - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Raquel Mariano / Beatriz Albuquerque - 12/06/2023 20:35:06. Última edição: 12/06/2023 20:35:06
Tags: Fóssil Dinossauro Ubirajara Jubatus
Transição começou a ser feita em dezembro e terminou nesta segunda (12). Tanto pessoas físicas como empresas precisam se ajustar às novas regras.
Retirado de forma irregular do Brasil nos anos 90, o exemplar de um dinossauro ancestral das aves, que viveu há 110 milhões de anos, é o primeiro da espécie encontrado na América Latina.
Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.
Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.