Presidente da Emprapa destaca foco na segurança alimentar
Celso Moretti apresentou as prioridades para os próximos anos em entrevista coletiva sobre os 50 anos da empresa, que serão comemorados na próxima quarta-feira (26)
Organização já atendeu mais de 26 milhões de pessoas e distribuiu 55 milhões de quilos de alimentos, além de gás de cozinha, eletrodomésticos, livros, brinquedos, roupas, materiais de higiene e limpeza, entre outros.
Fundada em 24 de abril de 1993, pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, a Ação da Cidadania completa 30 anos. Nessas três décadas, a organização já atendeu mais de 26 milhões de pessoas e distribuiu 55 milhões de quilos de alimentos, além de gás de cozinha, eletrodomésticos, livros, brinquedos, roupas, materiais de higiene e limpeza e ferramentas para plantio, além de ter atuado na reconstrução de casas.
As campanhas regulares e emergenciais seguem a todo vapor, mas nos últimos três anos, com o agravamento da fome durante a pandemia do coronavírus, a Ação da Cidadania teve que intensificar suas ações. Além do Natal sem Fome, considerada a maior campanha solidária de arrecadação de alimentos da América Latina, empreendeu a arrecadação do Brasil sem Fome, com doações ao longo do ano. De 2020 a 2022, foram distribuídas mais de 34 mil toneladas de alimentos.
Para Rodrigo Afonso, diretor-executivo da ONG, o brasileiro tem uma cultura de solidariedade com os problemas e as dificuldades do próximo, mas é preciso avançar:
"É importante também entender que a sociedade brasileira tem uma mobilização e uma solidariedade grande. Mas ela se mobiliza e se solidariza muito mais na tragédia. A gente precisa que as pessoas façam doações e sejam solidárias ao longo do ano todo. Isso tem que fazer parte das nossas vidas".
Em 2021, a ONG também lançou a campanha Emergências, que entrega donativos e eletrodomésticos em estados afetados por catástrofes e desastres naturais. Este ano, o movimento se organizou para levar ajuda humanitária ao povo Yanomami e 20 toneladas de doações foram enviadas à terra indígena, com apoio do governo federal. Algumas prioridades para os próximos 30 anos são a ampliação da participação de empresas no financiamento da ONG e a expansão da experiência brasileira para outros países, como explica Afonso
"A Ação atua em rede. Ela atua com as organizações de território. Então, a nossa chegada em outros países (...) entendendo o que que são estas organizações locais e formas da gente poder apoiá-las no seu crescimento, na sua atuação. E tentar criar este engajamento social para que se possa criar um grande movimento de combate à fome na América Latina".
A rede da Ação da Cidadania está presente em todos os estados e no Distrito Federal. São cerca de três mil entidades apoiadas, que desenvolvem ações regulares nas áreas da saúde, educação, cultura e geração de emprego e renda, beneficiando grupos de idosos, mulheres, crianças e jovens de comunidades. E a atuação da ONG também se estende para as áreas de cidadania, cultura e empreendedorismo, com foco nos jovens em situação de vulnerabilidade. Além disso, nos últimos dois anos, mais de 780 lideranças receberam treinamento e capacitação nas áreas de segurança alimentar e nutricional e políticas públicas.
Agência Brasil / Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Tâmara Freire / Nathália Mendes - 24/04/2023 14:35:05. Última edição: 24/04/2023 14:35:05
Tags: Ação Da Cidadania Brasil Sem Fome Natal Sem Fome
Celso Moretti apresentou as prioridades para os próximos anos em entrevista coletiva sobre os 50 anos da empresa, que serão comemorados na próxima quarta-feira (26)
Técnico diz que "respeitou e respeita todas as mulheres" e que nunca encostou "um dedo indevidamente em nenhuma mulher". Ele afirma que o que dizem são "inverdades".
Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.
Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.