Geral

Garimpeiros terão mais tempo para sair de aeronaves da Terra Yanomami

FAB prorrogou reabertura parcial do espaço aéreo até 1h de 6 de maio

Os garimpeiros ganharam mais tempo para sair, de aeronaves, da Terra Indígena Yanomami, em Roraima. É que a FAB, Força Aérea Brasileira, prorrogou a reabertura parcial do espaço aéreo sobre a região, iniciada há uma semana, na Operação Escudo Yanomami 2023. A previsão era de que o prazo se encerraria hoje. Mas, agora foi estendido a até uma hora, horário de Brasília, do dia 6 de maio.

A saída dos garimpeiros, que atuam ilegalmente no território, foi permitida para que ocorra de forma coordenada e espontânea por meio da criação de três corredores aéreos. As aeronaves têm autorização de voo desde que se mantenham dentro dos limites laterais e verticais estabelecidos.

Continuam valendo as Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo para as aeronaves que descumprirem as regras estabelecidas nas áreas determinadas pela FAB. Elas vão desde a identificação da aeronave, pedidos de mudança de rota e pouso obrigatório, até tiros de advertência e os chamados tiros de detenção, que são disparos com a finalidade de provocar danos e impedir o prosseguimento do voo do avião infrator.

O bloqueio do espaço aéreo sobre a terra indígena começou a vigorar após a criação, por decreto, da Zona de Identificação de Defesa Aérea (ZIDA). E vale para medidas de enfrentamento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional e de combate ao garimpo ilegal na Região Amazônica a serem adotadas por órgãos da administração federal.

O Comando de Operações Aeroespaciais é o responsável pelo planejamento, coordenação e execução das Ações de FAB voltadas para a Tarefa de Controle Aeroespacial durante a Operação Escudo Yanomami 2023.

Muitos garimpeiros têm aproveitado a oportunidade para deixar a área de forma voluntária. No sábado (11), foi liberada a saída por barcos, desde que com um piloto e um tripulante. 

Agência Brasil / Por Ana Lúcia Caldas - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila Santos/ Renata Batista - 13/02/2023 12:20:06. Última edição: 13/02/2023 12:20:06

Tags: Garimpeiros Terra Yanomami FAB

Leia também:

Mais de 500 foliões são atendidos em postos médicos de São Paulo

Mais de 500 foliões são atendidos em postos médicos de São Paulo

Náuseas, vômito, mal-estar, fadiga, ferimento, dor de cabeça, ansiedade e tontura foram as principais ocorrências. Ao menos 16 pessoas foram removidas para hospitais.

FAB manterá abertura parcial do espaço aéreo yanomami até maio

FAB manterá abertura parcial do espaço aéreo yanomami até maio

Três corredores humanitários de voo foram abertos no último dia 6 para permitir "a saída coordenada e espontânea das pessoas não indígenas das áreas de garimpo ilegal por meio aéreo".

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi