Geral

Google e Telegram devem ser investigados pelo STF, a pedido da PGR

As empresas estariam publicando informações contra o PL das Fake News

A Procuradoria Geral da República (PGR) quer que o Supremo investigue ações do Google e do Telegram contra PL das Fake News.

O pedido veio a partir de uma notícia-crime protocolada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira, depois que as duas empresas divulgaram mensagens contra a discussão e votação do projeto.

Primeiro foi a Google que, às vésperas da votação da proposta na Câmara, divulgou em sua página inicial uma mensagem falando que o PL era prejudicial e encaminhando o usuário para um artigo do diretor de Relações Governamentais e Políticas Públicas da empresa no Brasil, Marcelo Lacerda, com críticas à proposta. Depois, o Telegram, que encaminhou mensagens aos usuários nesse mesmo sentido.

O ministro da Justiça, Flávio Dino, determinou que a Polícia Federal ouça os representantes legais do Telegram no Brasil. Chegou a classificar a postagem como um “amontoado de absurdos” contra as instituições brasileras e o Ministério Público Federal em São Paulo deu 10 dias para que a empresa explique o envio em massa aos usuários desse texto contra o Projeto de Lei das Fake News.

E por decisão do STF, do ministro Alexandre de Moraes, ontem, o Telegram deletou a mensagem.

Agência Brasil / Por Priscilla Mazenotti - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Ana Lúcia Caldas / Beatriz Albuquerque - 11/05/2023 12:35:09. Última edição: 11/05/2023 12:35:09

Tags: PL Das Fakes News

Leia também:

PF faz operação para desarticular tráfico internacional de drogas

PF faz operação para desarticular tráfico internacional de drogas

Segundo a polícia, foram apreendidos 2,7 mil kg de cocaína, além de nove helicópteros e um caminhão, que eram utilizados para o transporte da droga vinda do Paraguai.

Salários-maternidade do INSS serão analisados com mais rapidez

De acordo com a nota do Instituto Nacional do Seguro Social ação quer reduzir o estoque de benefícios em análise e vai contar com 5 mil servidores.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi