Geral

Governo do Rio lança aplicativo que fiscalizará vendas em ferro-velho

Sucata Online buscará evitar comércio de material furtado ou roubado

Para evitar que sejam comprados em ferros-velhos produtos roubados ou furtados, a Secretaria de Polícia Civil do Rio de Janeiro desenvolveu o aplicativo Sucata Online, que vai catalogar os produtos adquiridos por empresas de reciclagem e similares. A lista de produtos inclui fios de cobre furtados ao longo da malha ferroviária do Rio, dos semáforos instalados na cidade e de portões de alumínio levados de casas e condomínios.

A nova ferramenta será usada para cadastrar dados dos vendedores e da mercadoria vendida e incluirá informações sobre volume, peso e valores.

Segundo o governador Cláudio Castro, o objetivo é fechar o cerco aos receptadores e proteger o cidadão de bem, que tem a reciclagem como ganha-pão. "Não vamos penalizar o pequeno catador que, muitas vezes, é usado pelos criminosos para cometer delitos, devido à sua vulnerabilidade social. Estamos estudando uma forma de regulamentá-los, dando incentivos e benefícios”, explicou.Castro.

 Os estabelecimentos de reciclagem e ferros-velhos terão prazo de 90 dias para apresentar a documentação necessária à Delegacia de Roubos e Furtos para que possam entrar no sistema e baixar o aplicativo. Depois disso, os locais serão fiscalizados e monitorados com regularidade pelas forças de segurança para averiguar o material que está sendo comprado pelos comerciantes. "Vamos desestimular o exercício irregular do ofício”, informou o secretário de Polícia Civil, Fernando Albuquerque. 


 


 


 


 

Por Douglas Corrêa – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro / Edição: Nádia Franco - 20/06/2023 20:25:12. Última edição: 20/06/2023 20:25:12

Tags: Sucata Online Ferro-velho Reciclagem Fios De Cobre Material Furtado

Leia também:

El Niño deixa inverno mais quente e seco no Nordeste

O inverno, que começa nesta quarta-feira, às 11h58, tende a ser mais quente e seco nas regiões Norte e Nordeste, e com mais chuvas na região Sul. E um dos responsáveis por esse fenômeno é o El Niño. Esse evento meteorológico indica um aquecimento anormal e constante do Oceano Pacífico, próximo a linha do equador, sem um prazo específico, com explica o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia Cleverson Freitas. No Norte e no Nordeste, o ar quente e seco resultante do El Niño, inibe a formação de nuvens e, como consequência, impede a ocorrência de chuvas.

Após agressão a entregadores, ex-atleta de vôlei é indiciada no Rio

O caso aconteceu dia 9 de abril, no bairro de São Conrado, zona sul do Rio. Imagens gravadas mostram a ex-atleta desferindo socos em Max Angelo. Na cena mais forte, a mulher dá chicotadas no trabalhador usando a guia do cachorro dela.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi