Geral

Governo do RJ quer retirar navios abandonados da Baía de Guanabara

Estado estuda a viabilidade da regulamentação do descomissionamento destes navios, atividade que inclui a remoção das estruturas e destinação adequada de materiais, resíduos e recuperação de áreas.

Dezenas de embarcações e carcaças abandonadas há anos na Baía de Guanabara podem, finalmente, ter um destino. O governo do estado do Rio de Janeiro anunciou que estuda a viabilidade da regulamentação do descomissionamento destes navios, atividade que inclui a remoção das estruturas e destinação adequada de materiais, resíduos e recuperação de áreas, de forma segura e dentro de normas ambientais.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Cássio Coelho, que preside a Comissão Estadual de Desenvolvimento da Economia do Mar, a Cedemar, essa é uma excelente oportunidade para a economia do estado.

Entre as oportunidades de emprego estão setores diversos, entre eles a indústria naval, infraestrutura e movimentação de carga. Para a realização do estudo, foi montado um grupo de trabalho na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais e uma comissão, integrada por autoridades do Instituto Estadual do Ambiente, Capitania dos Portos e Companhia Docas, além de especialistas. 

Cássio Coelho explica que o assunto já estava no radar da secretaria, mas ganhou importância maior depois do incidente com o navio graneleiro São Luiz, que colidiu no dia 14 de novembro com a Ponte Rio-Niterói. Para ele, a criação do grupo de trabalho é o primeiro passo para a solução definitiva de situações como essa.

O próximo passo para o desenvolvimento do projeto será solicitar agilidade ao Poder Judiciário para a realização do leilão do navio São Luiz para que a embarcação possa, então, ser descomissionada.

Agência Brasil / Por Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Elifas Levi / Guilherme Strozi - 14/12/2022 20:20:47. Última edição: 14/12/2022 20:20:47

Tags: Navios Embarcações Baía De Guanabara Naufragadas

Leia também:

No Rio, cinco feridos em queda de helicóptero continuam internados

Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, o helicóptero caiu na manhã desta quarta-feira na Avenida das Américas, próximo ao número 13.750.

Polícia Rodoviária Federal apreende 501 papelotes de cocaína na BR 381

A droga estava em ônibus que saiu da capital paulista com destino a Mata Verde (AL). A apreensão ocorreu em Pouso Alegre (MG). Cães farejadores localizaram a cocaína dentro da lixeira do veículo.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi