De acordo com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, o fluxo de saída das terras Yanomami ocorre aos milhares e deve aumentar nos próximos dias.
O governo federal espera que 80% dos 15 mil garimpeiros ilegais deixem as terras Yanomami até o final desta semana, segundo o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. De acordo com ele, o fluxo de saída ocorre aos milhares e deve aumentar nos próximos dias.
O ministro ainda anunciou que a operação de retirada de garimpeiros da terra Yanomami vai entrar numa fase policial, que prevê a destruição de equipamentos e prisões em flagrante. As ações vão ser realizadas pela Polícia Federal, Força Nacional Forças Armadas num contingente que deve superar 500 agentes.
Flávio Dino anunciou ainda o envio de reforço da Força Nacional para Roraima.
As investigações vão buscar os financiadores, donos e quem faz a lavagem do garimpo ilegal, segundo o ministro da justiça.
Flávio Dino negou apoio para a saída dos garimpeiros da região. Sobre a questão social relacionada às 15 mil pessoas que devem deixar o território, Flávio Dino disse que o assunto deve tratado entre o governador de Roraima, Antonio Denarium, e os ministros Rui Costa, da Casa Civil, e Wellington Dias, do Desenvolvimento Social.
Agência Brasil / Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sheily Noleto/ Renata Batista - 06/02/2023 17:00:08. Última edição: 06/02/2023 17:00:08