Geral

Governo espera saída de 80% dos garimpeiros ilegais até fim de semana

De acordo com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, o fluxo de saída das terras Yanomami ocorre aos milhares e deve aumentar nos próximos dias.

O governo federal espera que 80% dos 15 mil garimpeiros ilegais deixem as terras Yanomami até o final desta semana, segundo o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. De acordo com ele, o fluxo de saída ocorre aos milhares e deve aumentar nos próximos dias. 

O ministro ainda anunciou que a operação de retirada de garimpeiros da terra Yanomami vai entrar numa fase policial, que prevê a destruição de equipamentos e prisões em flagrante. As ações vão ser realizadas pela Polícia Federal, Força Nacional Forças Armadas num contingente que deve superar 500 agentes.

Flávio Dino anunciou ainda o envio de reforço da Força Nacional para Roraima.

As investigações vão buscar os financiadores, donos e quem faz a lavagem do garimpo ilegal, segundo o ministro da justiça.

Flávio Dino negou apoio para a saída dos garimpeiros da região. Sobre a questão social relacionada às 15 mil pessoas que devem deixar o território, Flávio Dino disse que o assunto deve tratado entre o governador de Roraima, Antonio Denarium, e os ministros Rui Costa, da Casa Civil, e Wellington Dias, do Desenvolvimento Social.

Agência Brasil / Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sheily Noleto/ Renata Batista - 06/02/2023 17:00:08. Última edição: 06/02/2023 17:00:08

Tags: Yanomami Garimpeiros Ilegais

Leia também:

AGU estuda inabilitar empresas que financiaram atos golpistas

Está em estudo, dentro do órgão, a possibilidade da utilização de dispositivos que já existem na legislação. Assim, as empresas que tiverem a participação confirmada nos atos ficariam impedidas de contratar com o Poder Público.

Belo Horizonte vai reforçar combate ao assédio no carnaval

A prefeitura anunciou que o Grupo de combate e Importunação Sexual de Mulheres no Transporte Público da Guarda Municipal irá atuar no carnaval, distribuindo material informativo orientando as mulheres sobre a forma de prevenção e a importância da denúncia dos autores e também acolhendo as vítimas.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi