Geral

Governo estuda ampliar faixa de fronteira na Amazônia Legal

Medida permitiria uma área maior de atuação das Forças Armadas para coibir crimes, em especial os ambientais. Ação faz parte do Plano Amazônia: Segurança e Soberania, que também prevê verbas para equipamentos de segurança.

Na busca para aumentar a segurança na região amazônica, o governo estuda ampliar, em cerca de 100 quilômetros, a faixa de fronteira do Brasil com os países vizinhos. Essa faixa corresponde à região próxima a fronteira em que as forças armadas estão autorizadas a atuar. 

Quem fez o anúncio foi o Ministro da Justiça, Flávio Dino em declaração dada após a cerimônia de lançamento do Plano Amazônia: Segurança e Soberania (AMAS). O plano prevê ações de segurança pública nos estados da Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins.

O objetivo é enfrentar crimes na região, sobretudo os ambientais. Segundo o ministro da Justiça, o governo quer implementar mais bases de monitoramento, contra a prática de crimes, sobretudo os ambientais.

Para as ações do plano AMAS, os investimentos são de R$ 2 bilhões, do Fundo Nacional de Segurança Pública e do Fundo Amazônia. A verba vai ser destinada à implantação de estruturas e compra de viaturas, armamentos, helicópteros, caminhonetes, lanchas blindadas, entre outros equipamentos.

Agência Brasil / Por Sayonara Moreno – Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila dos Santos/Francisco Sousa - 22/07/2023 12:15:07. Última edição: 22/07/2023 12:15:07

Tags: Soberania Da Amazônia Ministério Da Justiça

Leia também:

Relógio no Cristo Redentor alerta sobre impactos das mudanças do clima

Relógio no Cristo Redentor alerta sobre impactos das mudanças do clima

Prazo para cortar as emissões dos gases que alteram o clima e manter o aumento da temperatura terrestre em níveis seguros para a humanidade passa neste sábado para menos de seis anos.

Rio: Justiça proíbe exigência de teste HIV para candidato a concurso

Rio: Justiça proíbe exigência de teste HIV para candidato a concurso

Pedido foi feito à Justiça pela 5ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania da Capital em Ação Civil Pública ajuizada contra o Estado do Rio de Janeiro.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi