Geral

Governo faz testes para envio de mensagens com alerta de desastres

O alerta vai aparecer como um pop-up e se sobrepor à tela do celular.

Em tempos com tantos desastres naturais no Brasil por conta de alagamentos e chuvas, o Governo Federal está melhorando o acesso da população às informações da Defesa Civil sobre situações de emergência. 

É que os alertas sobre tempestades, ventos fortes e outros eventos climáticos agora vão aparecer direto na tela do celular do cidadão que se cadastrarem. Atualmente, essas informações chegam por SMS e é preciso abrir a mensagem para ler o conteúdo. Com a nova tecnologia, o alerta vai aparecer como um pop-up e se sobrepor à tela.

A novidade está sendo testada como piloto em municípios de todas as regiões do país e deve ficar disponível para população em geral em poucos meses.

Eduardo Kruel, gerente de Obrigações e Controle da Anatel, destacou que até o final do ano outras novidades vão ser incluídas. A ideia é implementar, um sistema já usado na Europa e nos Estados Unidos, que sinalize os riscos da defesa civil para os cidadãos mesmo sem cadastro prévio e com alertas sonoros que facilitam a comunicação.

Quem quiser receber as mensagens da Defesa Civil via SMS deve enviar o CEP das regiões de seu interesse ao número 40199. Esse envio de alertas existe desde 2017 e tem mais de 9 milhões de usuários cadastrados.

Agência Brasil / Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília - 05/04/2023 13:20:08. Última edição: 05/04/2023 13:20:08

Tags: Anatel Defesa Civil Celular Alerta De Risco

Leia também:

Chuvas levam mais cidades do Acre a decretar situação de emergência

O alerta de chuvas para o Acre nesta quarta-feira (5) é chuvas intensas com volumes podendo chegar a 50mm em algumas regiões.

Dados sobre segurança pública serão unificados a partir de maio

A base de dados vai informar o total de feminicídios, estupros, mortes por agentes do estado por região.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi