Geral

Governo Federal deve retomar o programa de reforma agrária

A declaração de Paulo Teixeira foi feita durante a CPI do MST

O ministro do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, disse que o governo federal vai retomar o programa de reforma agrária. O ministro esteve presente, nesta quinta-feira, em audiência na CPI do MST na Câmara dos Deputados.  

Paulo Teixeira afirmou que existem 57 mil famílias em acampamentos vivendo em péssimas condições e que precisam ser assentadas. 

Segundo o ministro, faz 8 anos que não há novos assentamentos no país. Ele criticou uma equivocada atuação do Tribunal de Contas da União, que limitou o andamento da reforma agrária a partir de 2015. Isso bloqueou 500 mil assentados dizendo haver irregularidades. Segundo Teixeira, o INCRA reviu 300 mil processos e só encontrou 1% de irregularidades. 

Paulo Teixeira ainda destacou a violência atual no campo. E disse que o governo federal vai agir pela paz. 

O ministro do Desenvolvimento Agrário ainda destacou que, com diálogo, todas as ocupações de movimentos sociais que ocorreram este ano foram retiradas. 

Nesta semana, diversos partidos mudaram seus membros da CPI. O relator da Comissão, deputado Ricardo Salles, do PL de São Paulo, disse a mudança foi uma manobra do governo e que desistiu do pedido de prorrogação do prazo da Comissão Parlamentar de Inquérito. O prazo de funcionamento da Comissão termina em 14 de setembro. 

Agência Brasil / Por Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Nádia Faggiani / Beatriz Albuquerque - 11/08/2023 00:30:15. Última edição: 11/08/2023 00:30:15

Tags: Reforma Agrária

Leia também:

Em agenda no RJ, Lula critica operação que matou Thiago Flausino

Em agenda no RJ, Lula critica operação que matou Thiago Flausino

"“O povo da periferia precisa ser tratado com respeito", disse o presidente, em fala acompanhada pelo governador Cláudio Castro.

Governo reduz voos do Santos Dumont para ampliar fluxo no Galeão

A medida tomada para aumentar a demanda do Aeroporto Internacional, que apresenta uma queda muito grande no número de voos e, consequentemente, no número de passageiros. Atualmente, ele opera com 20% da capacidade.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi