Geral

Governo federal divulga novas regras de teletrabalho para servidores

Os servidores públicos civis federais terão novas regras para fazer o teletrabalho, ou seja, para trabalhar à distância. Há um mês, o então Ministério da Economia tinha divulgado uma instrução normativa com as condições para essa atividade e para as instituições públicas criarem seus PGDs, Programas de Gestão e Desempenho. Agora uma instrução normativa do Ministério da Gestão e da Inovação, publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, revoga a anterior e define quais servidores terão

Os servidores públicos civis federais terão novas regras para fazer o teletrabalho, ou seja, para trabalhar à distância. Há um mês, o então Ministério da Economia tinha divulgado uma instrução normativa com as condições para essa atividade e para as instituições públicas criarem seus PGDs, Programas de Gestão e Desempenho.

Agora uma instrução normativa do Ministério da Gestão e da Inovação, publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, revoga a anterior e define quais servidores terão prioridade para aderir ao teletrabalho. São eles: pessoas com deficiência ou com problemas graves de saúde e quem cuida de dependentes com essas condições; servidores com mobilidade reduzida; quem está gestante ou amamentando; e categorias que cumprem horário especial.

Como diferentes órgãos públicos têm suas peculiaridades, a instrução normativa deu até 90 dias para que cada um publique suas regras. As instituições que já haviam estabelecido normas específicas para o teletrabalho podem manter tudo do jeito que está.

O teletrabalho se expandiu bastante no ano de 2020, devido à pandemia de covid-19. Quando as atividades presenciais foram retomadas, alguns órgãos públicos e empresas privadas decidiram manter parte dos funcionários nessa modalidade de trabalho.

Agência Brasil / Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Bianca Paiva - GT Passos - 13/01/2023 20:15:04. Última edição: 13/01/2023 20:15:04

Tags: Teletrabalho Governo Federal Novas Normas

Leia também:

Ciência pode ser usada no combate à fome, diz ministra Luciana Santos

Ciência pode ser usada no combate à fome, diz ministra Luciana Santos

Titular da pasta de Ciência Tecnologia e Inovação falou no A Voz do Brasil e disse que é preciso produzir experiências que potencializem a agricultura familiar.

Milhares de peixes aparecem mortos em lagoa na Barra da Tijuca

Os peixes tomaram totalmente a Lagoa de Marapendi e o Canal das Taxas. Os moradores dos prédios nas proximidades da lagoa já estão sentindo o forte mau cheiro da mortandade dos peixes, devido ao forte calor que faz no Rio.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi