Geral

Governo lança pacto pela inclusão de jovens no mercado de trabalho

Empresas, governos, entidades representativas de trabalhadores e empresários serão incentivados a apresentar medidas e programas para fortalecer a empregabilidade dos jovens.

O Ministério do trabalho, junto com Unicef e OIT, lançaram nesta segunda o Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva da Juventude. Um programa com objetivo de incluir mais jovens no mercado de trabalho. O lançamento teve a presença do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, de representantes da OIT e do Unicef, além de representações de diversas grandes empresas no país.  

Governo lança pacto pela inclusão de jovens no mercado de trabalho

Empresas, governos, entidades representativas de trabalhadores e empresários serão incentivados a apresentar medidas e programas para fortalecer a empregabilidade dos jovens. Segundo os últimos dados do IBGE, há mais de 10 milhões de jovens de 15 a 29 anos que não trabalham nem estudam.  

Para Marcos Barão, do Conselho Nacional da Juventude, trazer esses jovens para atividades produtivas é uma urgência. 

Por parte das empresas, elas terão que cumprir o compromisso de abertura de mais vagas de estágio e emprego a jovens em situação de vulnerabilidade social, assim como criar programas internos que estimulem a permanência desses jovens nas empresas. Por parte dos governos, haverá estímulo para criação de empregos formais, combate ao trabalho informal, além de fortalecimento de programas educacionais e de empreendedorismo para essa população.  

Para o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, emprego digno deve envolver um salário melhor aos trabalhadores e as empresas precisam ter isso como perspectiva. 

Cerca de 20 grandes empresas já se comprometeram com o pacto. Empresas e outras entidades podem fazer a adesão ao programa pelo site pactopelasjuventudes.com.br.

Agência Brasil / Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Nadia Faggiani / Pedro Lacerda - 11/12/2023 23:40:06. Última edição: 11/12/2023 23:40:06

Tags: Pacto Nacional Inclusão Juventude Trabalho Emprego

Leia também:

PF investiga ataque hacker à conta de Janja em rede social

PF investiga ataque hacker à conta de Janja em rede social

Secom repudia invasão do perfil da primeira-dama e informou que todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas.

Conselho da UFRJ aprova contrato de gestão com a Ebserh

Conselho da UFRJ aprova contrato de gestão com a Ebserh

Empresa irá administrar por 20 anos o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, o Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira e a Maternidade-Escola.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi