Geral

Governo lança programa para aumentar segurança em aeroportos

Aeroporto de Guarulhos deve ser o primeiro a ter medidas implementadas

O governo federal lançou nesta quarta-feira (21) um programa para aumentar a segurança de passageiros e bagagens nos aeroportos do Brasil. O programa, batizado de Aeroportos+Seguros, prevê entre outras medidas, a instalação de novos equipamentos de raio-x e scanners corporais, inspeção de bagagens, a instalação de mais câmeras na área de check-in e uso de detectores de líquidos e explosivos.

Governo lança programa para aumentar segurança em aeroportos
© Rovena Rosa/ Agência Brasil

De acordo com o ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, deve ser o primeiro a ter as mudanças implementadas. As medidas deverão adotadas em até 18 meses, e serão investidos no terminal cerca de R$ 40 milhões.

Em Guarulhos, serão instaladas novas câmeras de monitoramento; haverá a identificação com chave de acesso individualizada ao sistema de bagagem no terminal internacional do aeroporto; acesso biométrico de funcionários nas áreas restritas; oito aparelhos de detecção de explosivos; três novos scanners corporais e seis novos equipamentos de raios-x.

Aeroporto de Guarulhos deve ser o primeiro a ter as mudanças implementadas - Rovena Rosa/Agência Brasil

Também será implementado o acesso biométrico de funcionários nas áreas restritas e/ou controladas nos demais terminais; reforço no sistema de monitoramento; reforço de segurança na inspeção de passageiros; aumento da proteção e inspeção das bagagens despachadas. Essas mudanças serão implementadas gradativamente nos demais aeroportos.

França frisou que, além de coibir a prática de crimes, como o tráfico de drogas, a iniciativa vai proporcionar maior sensação de segurança para passageiros e funcionários que trabalham.

“Se é verdade que temos um das aviações mais seguras do mundo, é também verdade que a política tem que estar sempre se atualizando. Esse aprimoramento é dever nosso”, disse o ministro.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse que a Polícia Federal vai contribuir para a iniciativa com mais policiais nos terminais, o que deve reforçar o turismo no país.

“Além da segurança, mais turismo significa oportunidades de desenvolvimento em todo o território nacional", afirmou.

Por Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Juliana Andrade - 21/06/2023 14:20:11. Última edição: 21/06/2023 14:20:11

Tags: Aeroportos Segurança Nos Aeroportos Turismo Aeroporto De Guarulhos Aeroportos+Seguros

Leia também:

Dia Nacional da Pessoa com Surdocegueira é criado no Brasil

Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos diz que o Brasil tem 40 mil pessoas com diferentes graus de surdocegueira, que pode ser congênita ou adquirida.

Cientista política Lucia Hippolito morre aos 72 anos no Rio

Jornalista é autora de livros como De raposas e reformistas: o PSD e a experiência democrática brasileira, Política: quem faz, quem manda e quem obedece e Por dentro do governo Lula.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi