Geral

Governo mantém Força Nacional na Terra Indígena Nonoai

Agentes e PF atuarão pela preservação da ordem pública

O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou a permanência - por mais 90 dias - da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), na Terra Indígena Nonoai, no estado do Rio Grande do Sul. Os agentes atuarão em apoio à Polícia Federal pela preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A decisão está publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (23).

Governo mantém Força Nacional na Terra Indígena Nonoai
© TOM COSTA/MJSP

Localizada no norte do Rio Grande do Sul, perto da divisa com Santa Cataria, a região foi alvo de conflitos de terra, causados por invasores que promovem o arrendamento do solo para plantio de grãos. São cerca de 20 mil hectares de extensão territorial nos municípios de Alpestre, Nonoai, Gramado dos Loureiros, Planalto e Rio dos Índios, onde vivem indígenas Kaingang e Guarani.

Histórico

Em 2022, um destacamento de militares foi enviado à região e a presença dos militares permaneceu sendo requisitada pela Polícia Federal, em atendimento a uma determinação da Justiça Federal , provocada pelo Ministério Público Federal (MPF).

Os militares trabalham pelo cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), celebrado entre o Ministério Público Federal, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a Cooperativa dos Trabalhadores Rurais Indígenas de Nonoai (Copinai), que busca cumprir posse e usufruto das utilidades e riquezas naturais, apenas por indígenas.

 

Por Fabíola Sinimbú - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Kleber Sampaio - 23/06/2023 08:42:26. Última edição: 23/06/2023 08:42:26

Tags: Nonoai Rio Grande Do Sul Força Nacional

Leia também:

Confira a previsão do tempo no Brasil nesta sexta-feira (23)

Belo Horizonte, em Minas Gerais, apresenta sol entre muitas nuvens no período da manhã e sol entre poucas nuvens à tarde. A temperatura mínima é de 11 e a máxima 24º C. A umidade do ar é de 35 a 90%

Cotas na UnB completam 20 anos com ingresso de mais de 38 mil alunos

Cotas na UnB completam 20 anos com ingresso de mais de 38 mil alunos

Em 2020, a universidade estendeu a política de ações afirmativas raciais para a pós-graduação, destinando 20% das vagas de cada edital para candidatos negros

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi