Famílias de baixa renda podem solicitar parabólica digital gratuita
A troca da parabólica tradicional pela digital é para garantir que não haja interferência nos canais abertos de TV por satélite com a chegada do 5G nas cidades.
Até o momento, onze estados já emitem no novo formato
Os estados que ainda não conseguiram emitir a nova carteira de identidade nacional terão até o dia 6 de novembro para isso. A prorrogação do prazo está em decreto assinado pelo presidente Lula e concede mais tempo para os que ainda não estão aptos a emitirem o novo documento.
A nova identidade nacional vai levar em conta somente o número do CPF do cidadão, fazendo com que o documento seja unificado em todo o país, deixando de utilizar o antigo número de RG. O prazo para emissão do novo modelo de documento era até este mês de março, no entanto, somente 11 estados cumpriram a data e já emitem o novo formato: Acre, Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Duzentas mil pessoas já emitiram a nova carteira de identidade e 175 mil fizeram o download da versão digital no aplicativo GOV.BR. Com aparência nova, a identidade é emitida com o QR Code, que pode ser lido por qualquer smartphone, Isso permite verificar se o documento é verdadeiro ou se foi furtado, ou até extraviado.
Além disso, vem com o código internacional chamado MRZ, que serve como documento de viagem. O número é utilizado em passaportes, mas até o momento os brasileiros só conseguem sair do país sem passaporte, apenas com a identidade, se for para países da América do Sul, regra que já existia antes do anúncio do novo documento.
A mudança para a nova identidade nacional foi pensada como forma de substituir as carteiras de identidade com número de Registro Geral. O cidadão podia emitir uma em cada estado, além do CPF, o que aumentavam o número de fraudes. Agora, o número que vale é apenas o CPF como registro nacional.
Agência Brasil / Por Sayonara Moreno – Repórter da Rádio Nacional - Brasília - 05/03/2023 16:10:13. Última edição: 05/03/2023 16:10:13
Tags: Nova Identidade
A troca da parabólica tradicional pela digital é para garantir que não haja interferência nos canais abertos de TV por satélite com a chegada do 5G nas cidades.
Trabalho foi organizado em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no próximo dia 8. Trabalhadores foram resgatados em Bom Jardim de Minas, Minas Gerais.
Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.
Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.