Geral

Governo quer assentar mil famílias do MST de área incendiada no Pará

Incêndio no Acampamento Terra e Liberdade, provocado por uma antena que esbarrou na rede de alta tensão, deixou nove vítimas no último sábado.

Após o incêndio ocorrido no Acampamento Terra e Liberdade, localizado no município paraense de Parauapebas, com nove mortos, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar informou que segue em negociação para o assentamento definitivo das cerca de mil famílias que vivem na área. Elas também vão ser cadastradas e as áreas passíveis de serem utilizadas para fins de reforma agrária na região vão ser vistoriadas.

As ações foram discutidas em uma reunião nesta segunda-feira (11) entre ministro da pasta, Paulo Teixeira, o presidente do Incra, César Aldrighi,  gestores públicos do Pará e lideranças do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra. Segundo o MST, o acampamento Terra e Liberdade fica a cinco quilômetros das fazendas chamadas de Santa Maria e Três Marias, que seriam latifúndios improdutivos de terras griladas.

Governo quer assentar mil famílias do MST de área incendiada no Pará

O incêndio ocorreu na noite do último sábado (9). Das nove vítimas, seis eram moradoras do acampamento e três trabalhadoras da empresa  G5 Internet.  Segundo relatos, os trabalhadores da empresa realizavam a instalação da fiação de internet no acampamento quando houve um erro na operação e uma antena tocou a rede de alta tensão, ocasionando a morte imediata dos trabalhadores e provocando o incêndio que atingiu alguns barracos do acampamento. Pelo menos, outras oito pessoas ficaram feridas. Uma delas permanece internada no Hospital Geral de Parauapebas com queimaduras de segundo grau e apresenta um quadro estável.

O Delegado da Polícia Civil, João Abel, explica como está o trabalho de investigação. “A Polícia Civil ela instaurou o inquérito policial para apurar as causas do crime e paralelamente a isso, né? Os períodos compareceram o local do fato para realizar a perícia, então nós estamos aguardando o laudo pericial para podermos dar andamento no inquérito”.

Em nota, a empresa G5 Internet lamentou profundamente o falecimento dos colaboradores Gabriel Pereira da Silva, Geovane Pereira dos Santos e Francisco do Nascimento Sousa Júnior.  O velório coletivo das vítimas do acidente ocorreu na manhã desta segunda-feira.

Agência Brasil / Por Paula de Castro e Madson Euler - da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Bianca Paiva/Pollyane Marques - 11/12/2023 17:50:04. Última edição: 11/12/2023 17:50:04

Tags: Incêndio MST Parauapebas

Leia também:

INPI lança projeto de memória com acesso a patentes históricas

INPI lança projeto de memória com acesso a patentes históricas

Acervo com cerca de 3,2 mil documentos de inventos criados no país e no mundo relativos ao período de 1895 a 1929, pode ser acessado livremente em banco de dados do instituto Nacional de Propriedade Industrial.

Desemprego e brigas familiares atingem população em situação de rua

Desemprego e brigas familiares atingem população em situação de rua

CadÚnico aponta que 227 mil pessoas estavam oficialmente registradas como em situação de rua em agosto de 2023. Número não pode ser considerado oficial por dificuldades no levantamento.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi