Geral

Governo reconhece estado de calamidade pública em São Sebastião

Decreto foi publicado no Diário Oficial da União

Portaria do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, publicada em edição extra do Diário Oficial da União desse domingo (19), reconhece estado de calamidade pública no município de São Sebastião (SP). A cidade do litoral paulista foi atingida por temporais que superaram 600 milímetros em menos de oito horas. Pelo menos 36 pessoas morreram.

As chuvas persistentes causaram bloqueio de estradas, queda de barreiras, inundações, deslizamentos, desabamentos e afetaram o abastecimento de água e energia. Uma criança morreu no município de Ubatuba, também no litoral de São Paulo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita hoje (20) a região atingida pelos temporais. A previsão é que ele chegue a São José dos Campos por volta das 10h. De lá, Lula sobrevoa os arredores e desce em São Sebastião. Pelo Twitter, ele lamentou as mortes e manifestou solidariedade às famílias.

Segundo a Defesa Civil de São Paulo, três cidades do litoral norte de São Paulo registraram, nas últimas 24 horas, o volume de chuva esperado para todo o mês de fevereiro. Em São Sebastião, o volume nas últimas 24 horas foi o dobro da média esperada para o mês.

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Graça Adjuto - 20/02/2023 09:05:05. Última edição: 20/02/2023 09:05:05

Tags: Chuvas Em São Paulo São Sebastião Litoral Norte Mortes Calamidade Pública

Leia também:

Fortes chuvas no litoral de SP causam a morte de 36 pessoas

Fortes chuvas no litoral de SP causam a morte de 36 pessoas

As fortes chuvas que atingem o litoral norte de São Paulo desde sábado (18) deixaram 36 mortes segundo a Defesa Civil do estado. Mais de 200 pessoas estão desalojadas e mais de 300 desabrigadas.

Mineração ameaça o maior território quilombola do Nordeste

De acordo com o Incra, já foram abertos mais de 500 processos de análise da potencialidade mineral da região do Território Lagoas, no sudoeste do Piauí; quilombolas reclamam que não estão sendo consultados e ignorados em processo.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi