Geral

Governo vai usar recursos do Fundo Amazônia em apoio aos yanomami

Informação é da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse hoje (30) que o governo federal vai utilizar recursos do Fundo Amazônia em ações emergenciais de combate à crise humanitária vivida por indígenas yanomami em Roraima.

Governo vai usar recursos do Fundo Amazônia em apoio aos yanomami
© José Cr/ Agência Brasil

Em coletiva de imprensa na sede da pasta, em Brasília, Marina detalhou que os recursos serão empenhados em ações de segurança para expulsar garimpeiros clandestinos da região onde vivem os yanomami.

“Essas ações emergenciais estão sendo tratadas em vários níveis, que envolvem desde a questão da saúde, o tratamento da grave situação de fome que está assolando essas comunidades, a parte da segurança.”

Crimes

Acompanhada da ministra da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha, Svenja Schulze, Marina acusou o governo Jair Bolsonaro de crimes de lesa-pátria e lesa-humanidade contra comunidades indígenas.

“Não tenho dúvida de que foi uma atitude genocida em relação às populações indígenas brasileiras e de que o governo federal está agindo emergencialmente diante de uma situação difícil, em que temos que recuperar as políticas, as instituições, os equipamentos públicos.”

Anúncio

Durante a coletiva, a ministra alemã anunciou a liberação de cerca de 200 milhões de euros a serem empenhados em ações ambientais no Brasil num período de 100 dias.

O aporte total inclui 35 milhões para o Fundo Amazônia e 31 milhões para apoio a estados da Amazônia na implementação do que o governo alemão se refere como “ações ambiciosas” para maior proteção da floresta.

Por Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Juliana Andrade - 30/01/2023 13:15:06. Última edição: 30/01/2023 13:15:06

Tags: Fundo Amazônia Yanomami Ministério Do Meio Ambiente Marina Silva Svenja Schulze Alemanha

Leia também:

Pelo menos quatro pessoas morrem em acidente com ônibus em MG

Ônibus que transportava uma equipe de futebol caiu de uma ponte sobre um rio em Além Paraíba, na região da Zona da Mata do estado; 33 pessoas estavam no veículo, sendo cinco adultos e 28 adolescentes.

Samba com as mãos: enredo de escolas de SP é traduzido para Libras

Samba com as mãos: enredo de escolas de SP é traduzido para Libras

A 7ª edição do Samba com as Mãos é uma parceria entre a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi