Geral

Grande parte do país está em alerta devido às condições do tempo

A classificação é laranja, de perigo, no oeste de Roraima, no centro do Amazonas, no centro e no leste do Acre, em Rondônia, em quase todo Mato Grosso, no norte de Mato Grosso do Sul, no oeste e no norte de Goiás, no sul de Tocantins e da Bahia, e no norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Grande parte do país está em alerta devido às condições do tempo. Os avisos do Instituto Nacional de Meteorologia valem para 16 estados, nesta quinta e sexta-feira.

Os três estados da Região Sul estão em alerta amarelo, de perigo potencial, devido ao ar seco e à onda de calor. A temperatura pode ficar até cinco graus acima da média histórica para o mês de dezembro, enquanto a umidade pode chegar a apenas 20% nos momentos mais quentes do dia. Por isso, existe risco de mal estar.

A orientação é que o morador do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná beba bastante água, para manter o corpo hidratado, e evite fazer qualquer atividade ao ar livre das 10h até às 16h.

Por outro lado, 13 estados têm alertas devido às chuvas intensas. A classificação é laranja, de perigo, no oeste de Roraima, no centro do Amazonas, no centro e no leste do Acre, em Rondônia, em quase todo Mato Grosso, no norte de Mato Grosso do Sul, no oeste e no norte de Goiás, no sul de Tocantins e da Bahia, e no norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Já o alerta amarelo, de perigo potencial, para chuvas, vale para o sul do Amapá, a região da Ilha de Marajó, no Pará; o leste de Roraima, o leste e o extremo oeste do Amazonas, o oeste do Acre, o norte de Mato Grosso, o centro e o oeste de Mato Grosso do Sul, o centro e o leste de Goiás, o Distrito Federal, o centro-sul de Tocantins, a região central da Bahia, do oeste até a Costa do Descobrimento; o centro-norte de Minas e a região central do Espírito Santo.

Nessas regiões a previsão é de que chova muito em curtos espaços de tempo. E o temporal vem acompanhado de ventania. Existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. A recomendação é que se procure locais seguros para ficar até a chuva parar. Fique longe de árvores altas, postes, torres e placas de publicidade, que podem receber raios ou serem derrubados pelo vento. E, se for possível, desligue os aparelhos elétricos na tomada.

Se você notar qualquer situação de risco, acione imediatamente a Defesa Civil, no telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, no 193. As chamadas são gratuitas.

 

 

Agência Brasil / Por Victor Ribeiro - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves - 09/12/2022 09:51:06. Última edição: 09/12/2022 09:51:06

Tags: Alertas Inmet

Leia também:

RJ terá de apresentar novo plano de redução da letalidade policial

A decisão é do ministro Edson Fachin que determinou ainda a instalação e o pleno funcionamento de câmeras de áudio e vídeo em fardas e viaturas dos batalhões especiais das polícias do estado.

Governo e prefeitura do Rio lançam ações contra a intolerância

O Governo do RJ lançou a Cartilha Contra Intolerância Religiosa, que será utilizada nas escolas no próximo ano letivo. Prefeitura do Rio também sancionou um programa para a promoção da liberdade religiosa.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi