Os usuários dessa faixa de idade poderão usufruir do benefício por meio do uso de um bilhete eletrônico pessoal e intransferível que pode ser utilizado tanto nos trens e metrô, como nos ônibus da EMTU.
A gratuidade para idosos a partir de 60 anos em ônibus intermunicipais, trens e metrô já começou na região metropolitana de São Paulo. Ela voltou a vigorar nesse domingo, 01 de janeiro.
A lei que colocou a volta da gratuidade foi sancionada no dia 15 de dezembro do ano passado, pelo então governador Rodrigo Garcia. Nos ônibus municipais, a prefeitura de São Paulo já tinha estabelecido a gratuidade desde o dia 15 de dezembro de 2022.
Os usuários dessa faixa de idade poderão usufruir do benefício por meio do uso de um bilhete eletrônico pessoal e intransferível que pode ser utilizado tanto nos trens e metrô, como nos ônibus da EMTU. A medida vai custar mais de R$ 360 aos cofres púbicos, de acordo com o governo de São Paulo.
Em dezembro de 2020, a prefeitura e o governo estadual decidiram retirar a gratuidade no transporte público para idosos entre 60 e 65 anos. Mas, em 29 de novembro de 2022, a Assembleia Legislativa aprovou uma lei garantindo a gratuidade para essas pessoas. A lei foi sancionada depois pelo governador, em conjunto com a prefeitura de São Paulo retornando com as passagens gratuitas.
Agência Brasil / Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Leila dos Santos / Guilherme Strozi - 02/01/2023 15:00:04. Última edição: 02/01/2023 15:00:04