Zona oeste concentra uma de cada três empresas da cidade do Rio
Com quase metade da população carioca, região concentra atividades econômicas que vão da hotelaria à indústria, passando pelo comércio e agropecuária.
Entre as cidades com passe livre pleno, a maioria está no estado de São Paulo, 24, seguido por Minas Gerais, 23, Paraná, 10 e Rio de Janeiro, nove.
A gratuidade no transporte coletivo público urbano já é uma realidade de forma plena em 84 cidades brasileiras.
De acordo com o levantamento divulgado pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, até outubro, 22 municípios adotaram o passe livre pleno no país, o que abrange todo o sistema de transporte durante todos os dias da semana.
Com isso, 2023 já é o ano em que mais do municípios no país aderiram ao modelo. O ano de 2021 foi o segundo com mais adesões: 15 municípios.
Além disso, em 11 cidades, a tarifa zero abrange todo o sistema somente em dias específicos da semana; e, em 5, a tarifa zero abrange parcialmente o sistema durante todos os dias da semana, alcançando a marca de 100 cidades com o passe livre.
Adão de Castro Júnior, secretário Municipal de Mobilidade Urbana de Porto Alegre, explica que a capital gaúcha instituiu, em 2022, o Programa Mais Transporte que oferece a gratuidade no serviço em datas específicas.
O incentivo ao transporte público é custeado pelos cofres públicos de Porto Alegre, como ressalta Adão Júnior.
Dentre as cidades com passe livre pleno, a maioria está no estado de São Paulo, 24, seguido por Minas Gerais, 23, Paraná, 10 e Rio de Janeiro, nove.
Os municípios com maior população, que adotaram tarifa zero, são Caucaia, Ceará, com 355 mil habitantes e Maricá, Rio de Janeiro, com 197 mil.
Agência Brasil / Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves - 29/10/2023 15:40:07. Última edição: 29/10/2023 15:40:07
Tags: Transporte Público Coletivo Gratuitdade
Com quase metade da população carioca, região concentra atividades econômicas que vão da hotelaria à indústria, passando pelo comércio e agropecuária.
Vítimas são nove adultos, um bebê e dois tripulantes (piloto e co-piloto). Aeronave modelo Caravan é de propriedade da empresa ART Taxi Aéreo e fazia um voo particular para Envira (AM).
Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.
Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.