Geral

Greve dos aeronautas atrasa voos em Brasília, Porto Alegre e Fortaleza

Sindicato Nacional dos Aeronautas reivindicam demandas relacionadas aos direitos trabalhistas a exemplo dos descansos, como forma de garantir a segurança dos voos e a saúde dos trabalhadores.

O aeroporto Internacional de Brasília é um dos terminais onde os trabalhadores da aviação decidiram cruzaram os braços, a partir desta segunda-feira (19). Lá, o fluxo de pessoas foi intenso, no começo do dia, mas a situação logo se normalizou.

A maioria das pessoas seguiu a recomendação de checar o voo antes de ir ao aeroporto.

A greve da categoria ocorre entre as 6h às 8h, período em que os voos foram mais afetados. Até o meio dia desta segunda-feira, foram registrados 40 voos atrasados, incluindo pousos e decolagens no aeroporto de Brasília. Três voos foram cancelados. Além de Brasília, a paralisação também vale para os terminais de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Porto Alegre, Belo Horizonte e Fortaleza.

Após o primeiro dia de greve, o presidente do sindicato nacional dos aeronautas, Henrique Hacklaender, realizou um balanço que, segundo ele, foi positivo.

A greve dos aeronautas, decidida na semana passada, foi mantida em votação, depois que os pilotos e comissários de voo rejeitaram a proposta do Tribunal Superior do Trabalho. Segundo o Sindicato Nacional dos Aeronautas, a proposta, aceita pelas empresas de aviação, não atende às demandas relacionadas aos direitos trabalhistas a exemplo dos descansos, como forma de garantir a segurança dos voos e a saúde dos trabalhadores.

Assim, a greve ficou definida por tempo indeterminado, todos os dias, entre 6h às 8h. Ainda segundo o sindicato da categoria, o intervalo foi definido em “respeito à sociedade e aos usuários do sistema de transporte aéreo”. Os voos “com órgãos para transplante, enfermos a bordo, e vacinas, não serão paralisados”.

O TST determinou que 90% dos aeronautas mantenham o serviço durante a paralisação.

Para quem tem voos marcados, a recomendação é checar a situação do voo, no site do aeroporto ou da companhia aérea, antes de ir ao terminal.

Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi - 19/12/2022 16:50:04. Última edição: 19/12/2022 16:50:04

Tags: Greve Aeroportos Pilotos

Leia também:

Expediente bancário tem alterações neste final de ano

Expediente bancário tem alterações neste final de ano

Os bancos não funcionarão nos dias 24 e 25 de dezembro (Natal) e nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro (Confraternização Universal), diz Febraban.

Caças suecos Gripen passam a incorporar a esquadra da FAB

Caças suecos Gripen passam a incorporar a esquadra da FAB

Durante cerimônia na Base Aérea de Anápolis, dois caças F-39 Gripen realizaram um voo de demonstração. Incorporação ocorre oito anos após a assinatura de contrato.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi