Geral

Greve unificada promete parar trens, metrôs e escolas em São Paulo

São cerca de 50 sindicatos e movimentos sociais que prometem se mobilizar na próxima terça-feira (28) para reivindicar a suspensão do processo de privatizações.

Greve unificada na próxima terça, dia 28, promete parar o transporte de trens e metrôs, escolas e o serviço de saneamento básico na região metropolitana de São Paulo.

Greve unificada promete parar trens, metrôs e escolas em São Paulo

São cerca de 50 sindicatos e movimentos sociais que prometem se mobilizar na semana que vem. 

Os sindicatos de trabalhadores do saneamento básico reivindicam a suspensão do processo de privatizações. O processo de privatização da Sabesp já foi aprovado em comissões na Alesp esta semana, e pode ir em breve para votação no plenário.  

Os metroviários e trabalhadores de trens também são contra a privatização da Linha 7 que já está em estudo. O sindicato dos metroviários ainda reivindica a readmissão de dirigentes sindicais demitidos pelo governo do estado alegando perseguição contra atividade sindical. Os sindicatos afirmam que dia 28 as catracas de trens e metrô serão liberadas enquanto aguardam a manifestação do governo de SP. 

Em coletiva à imprensa hoje, os representantes sindicais lembraram que a atuação da Enel no apagão deste mês piorou o serviço. Também destacaram as falhas constantes nas linhas 8 e 9 da CPTM que foi privatizada no ano passado. 

Outra reivindicação dos movimentos e do sindicato dos professores é a revogação da redução das verbas na educação O governador Tarcísio de Freitas enviou projeto de alteração na constituição do estado para reduzir o percentual destinado à educação no estado de 30% para 25%. O que representaria R$ 10 bilhões a menos por ano. 

O governo do estado afirma que privatizar a Sabesp é uma necessidade para atingir a universalização do saneamento básico, pois o governo não teria recursos para fazer isso. 

Sobre as outras pautas, o governo de SP não respondeu até o momento.  

Agência Brasil / Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Nádia Faggiani / Alessandra Esteves - 24/11/2023 17:00:24. Última edição: 24/11/2023 17:00:24

Tags: Greve Sindicatos Transporte Escolas Privatizações

Leia também:

"Tenho orgulho de ser negra", diz porta-bandeira que denunciou racismo

Vilma Nascimento, 85 anos, foi acusada de furto na loja Duty Free Shop do Aeroporto de Brasília, na última terça-feira (21).

Vilma Nascimento, baluarte da Portela, sofre racismo em aeroporto

Vilma Nascimento, baluarte da Portela, sofre racismo em aeroporto

O vídeo do momento em que Vilma Nascimento esvazia sua bolsa viralizou e gerou comoção nas redes sociais. A Portela publicou nota de solidariedade e condenou o ocorrido com Vilma Nascimento e a família.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi