Geral

Grupo que visa elaborar procuradoria em defesa da democracia é criado

A portaria que institui o grupo de trabalho para elaborar a regulamentação de uma Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira.

Organizações da sociedade civil e dos poderes públicos criaram um grupo de trabalho para elaborar a regulamentação de uma Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia. A portaria que institui o grupo foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira.

O Grupo de Trabalho deve elaborar uma proposta de regulamentação que será submetida à consulta pública, e, posteriormente, ao Advogado-Geral da União.

A portaria prevê a participação no GT de representantes do Ministério da Justiça, dos Direitos Humanos, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Conselhos Nacionais do Ministério Público e de Justiça e da Ordem dos Advogados do Brasil.

De acordo com Samira de Castro, presidenta da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), criar uma Procuradoria de Defesa da Democracia é importante, entre outras razões, para diminuir a desinformação sobre políticas públicas.

A comunidade acadêmica e científica e associações de profissionais de comunicação também farão parte do grupo. Além da Fenaj, as entidades representantes das emissoras de rádio e televisão, imprensa, dos jornalistas e jornalismo investigativo representarão a sociedade civil. Ainda poderão ser convidados especialistas e agências de checagem.

O Grupo de Trabalho para criação da Procuradoria de Defesa da Democracia também é composto pelo Procurador-Geral da União e representantes do Advogado-Geral da União.

Agência Brasil / Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís / Edição: Sâmia Mendes/Edgard Matsuki - 20/01/2023 12:20:03. Última edição: 20/01/2023 12:20:03

Tags: Grupo Procuradoria Nacional Da União De Defesa Da Democracia

Leia também:

Cariocas celebram Dia de São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro

O Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, amanheceu com muitos fogos. As homenagens seguem ao longo do dia, com missas, corrida, procissão e também desfile de blocos de carnaval no centro da capital. Desde cedo, fiéis e devotos lotam a igreja dos Capuchinhos, Santuário de São Sebastião, na Tijuca, zona norte da cidade, para assistir a missa celebrada pelo cardeal arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, às 10h.

Acidente causa tumulto na estação Estácio do MetrôRio

Em nota, a concessionária informou que “houve uma falha em equipamento de mobilidade na estação Estácio, na transferência entre as linhas 1 e 2.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi