Geral

Homem rendido é morto por policial em bairro da periferia de São Paulo

Polícia alega disparo acidental; ouvidor questiona despreparo

A Polícia Civil de São Paulo investiga o homicídio de um homem por um policial militar na manhã de domingo (5) na comunidade Morro do Piolho, no bairro Capão Redondo, zona sul paulistana. As imagens e a informação, publicadas em uma rede social pelo jornalista André Caramante, mostram o homem rendido, com as mãos para o alto, quando foi atingido por um tiro. O policial, que alega disparo acidental, foi detido e levado para o Presídio Militar Romão Gomes.

Homem rendido é morto por policial em bairro da periferia de São Paulo

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), policiais militares (PMs) abordavam uma dupla flagrada em uma motocicleta sem placa, quando outro homem interveio e tentou soltar os suspeitos. “O PM fazia a abordagem quando houve um disparo de arma de fogo, e o homem foi atingido.” O resgate foi acionado pelo policial, mas o homem morreu no local.

O policial que fez o disparo foi ouvido no Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), e o delegado, após analisar as imagens, instaurou inquérito para apurar o crime de homicídio culposo por concluir que o disparo foi acidental. Um inquérito policial militar também vai analisar as circunstâncias do caso.

A Ouvidoria de Polícia informou que tomou conhecimento da ocorrência e instaurou procedimento para apurar o caso. “Se foi um tiro acidental, é ainda mais grave, porque demonstra a falta de manejo, a falta de técnica no manejo do armamento. Demonstra que foi uma abordagem mal-sucedida, que acabou culminando com a morte de um civil, quando a polícia deveria protegê-lo”, disse o ouvidor Claudio Aparecido da Silva.

Na opinião do ouvidor, é preciso criar grupos de trabalho, em âmbito estadual e nacional, para discutir a formação de agentes para as abordagens policiais em São Paulo.

Por Agência Brasil - São Paulo / Edição: Nádia Franco - 06/11/2023 19:25:49. Última edição: 06/11/2023 19:25:49

Tags: Polícia Militar Polícia Civil São Paulo Disparo Acidental Despreparo

Leia também:

Governo federal cobra resposta da Enel sobre apagão em São Paulo

Governo federal cobra resposta da Enel sobre apagão em São Paulo

Notificação cobra regularização do serviço, bem como ampliação de atendimento aos consumidores nos canais da concessionária, planejamento para enfrentar a situação, minimizar danos e ressarcir afetados.

Comandantes dos Exércitos Americanos se reúnem no Rio de Janeiro

Comandantes dos Exércitos Americanos se reúnem no Rio de Janeiro

É a quarta vez que o Brasil é responsável pela Conferência de Comandantes dos Exércitos Americanos, que será realizada até quinta-feira, no Rio de Janeiro e Resende.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi