Comunidade de São Sebastião mostra força diante da tragédia
Moradores do bairro se reúnem pra ajudar com doações e mesmo auxiliar na distribuição dos donativos às famílias afetadas.
Estrutura chegou quinta-feira à cidade com uma equipe multidisciplinar
O Hospital de Campanha do Corpo de Fuzileiros Navais (HCamp) iniciou, na tarde desta sexta-feira (24), o atendimento à população de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. A cidade foi uma das mais atingidas pelos temporais da última semana, que deixaram mais de 50 mortos e milhares de desabrigados e desalojados.
© Marinha/Divulgação
A estrutura foi transportada pelo maior navio da Marinha do Brasil, o Atlântico, que chegou na quinta-feira (23) à cidade com uma equipe multidisciplinar dos Fuzileiros Navais, equipamentos, maquinários e materiais que serão utilizados em apoio humanitário à comunidade.
O hospital conta com 300 leitos de capacidade, sendo que 30 foram preparados durante o trajeto do Rio de Janeiro a São Sebastião. Segundo a Marinha, o HCamp estará aberto ao público diariamente, das 8h às 18h, e sua estrutura inclui consultórios de clínica geral e pediatria, um leito de serviço de estabilização do paciente e seis leitos enfermaria/curativos.
O Grupamento Operativo dos Fuzileiros Navais de Apoio à Defesa Civil (ApDefCiv), que vai apoiar a cidade paulista, conta com integrantes que já atuaram em catástrofes naturais e nas missões de paz no Haiti e no Líbano. Ao todo, são 180 fuzileiros e 18 viaturas. Entre os veículos estão sete caminhões, quatro viaturas com tração 4x4, duas ambulâncias, duas retroescavadeiras e uma viatura do tipo Bobcat.
Segundo a Marinha, desde 2011, após os deslizamentos de terra ocorridos em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, a Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE) mantém o ApDefCiv em condições de pronto emprego entre dezembro a março, caso haja necessidade de cooperar com órgãos de defesa civil.
Por Vinícius Lisboa - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro / Edição: Fernando Fraga - 24/02/2023 18:45:25. Última edição: 24/02/2023 18:45:25
Tags: São Sebastião Hospital De Campanha Fuzileiros Navais Marinha Chuvas
Moradores do bairro se reúnem pra ajudar com doações e mesmo auxiliar na distribuição dos donativos às famílias afetadas.
O número de mortos subiu para 54. Os desalojados somam 2.251 e desabrigados, 1.815. O tráfego de veículos na Rodovia Rio-Santos foi liberado, mas as autoridades pedem que turistas não se dirijam para as áreas afetadas.
Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.
Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.