Geral

Ibama envia veterinários para atendimento de botos do Amazonas

Até agora, mais de 140 botos e tucuxis foram encontrados mortos

O Instituto Brasil de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) enviou cinco veterinários especializados em reabilitação de animais silvestres para auxiliar no atendimento aos botos no Lago Tefé, no Amazonas. A equipe do Centro de Triagem do Ibama desembarca hoje (5) e vai trabalhar em conjunto com outros órgãos que já atuam na emergência ambiental. Até a última contagem, feita ontem (4), foram encontrados mais de 140 botos e tucuxis mortos.

Ibama envia veterinários para atendimento de botos do Amazonas
© Divulgação Fundação Grupo Boticário

Um comando de incidentes foi instalado em Tefé, com a coordenação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com o apoio de diversas organizações, entre elas o Instituto Mamirauá e o Instituto de Proteção Ambiental da Amazônia (IPAAM).

As ações estão concentradas no monitoramento dos indivíduos vivos e recolhimento e necrópsia das carcaças, além de coleta de amostras para análise das possíveis causas do incidente e outras variáveis ambientais.

“Cabe destacar que protocolos sanitários têm sido adotados para a destinação das carcaças. Alguns animais estão feridos pelas lâminas dos barcos a motor, pois não há profundidade para mergulharem o suficiente para escapar das hélices. O ICMBio segue reforçando as ações para proteger as espécies, informou o órgão ambiental.

Também está sendo realizado diariamente o monitoramento da temperatura da água, que ultrapassa 39º graus em alguns pontos do lago. A água muito quente pode reduzir o oxigênio dissolvido e, ao mesmo tempo aumentar a taxa respiratória dos peixes, que afeta o metabolismo e provoca morte por asfixia.

O ICMBio informou que a capitania dos Portos de Tefé está apoiando na fiscalização, ordenamento e desobstrução do lago para facilitar a passagem dos animais em busca de trechos mais profundos e evitar o agravamento da crise.

De acordo com o ICMBio, outro incidente está sendo acompanhado em Alto Juruá, envolvendo uma grande mortandade de peixes.

Por Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil - São Luís / Edição: Maria Claudia - 05/10/2023 12:05:33. Última edição: 05/10/2023 12:05:33

Tags: ICMbio Ibama Instituto Mamirauá

Leia também:

Veja as cidades do AM beneficiadas pela antecipação do Bolsa Família

Veja as cidades do AM beneficiadas pela antecipação do Bolsa Família

Ao todo, cerca de 500 mil pessoas no Amazonas, Acre e em Rondônia foram afetadas pela seca extrema. Medida foi anunciada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin.

Operação ajudará peregrinos que visitarão Aparecida no feriado

Operação ajudará peregrinos que visitarão Aparecida no feriado

Polícia Rodoviária Federal divulga lista de recomendações a peregrinos e motoristas. Lembra que, em caso de emergência, todos podem ligar para o 191.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi