A Pesquisa Tecnologias Digitais Avançadas, Teletrabalho e Cibersegurança, divulgada nesta quinta-feira (28), tinha como objetivo avaliar o uso da automação digitalizada dentro das empresas industriais, com 100 ou mais funcionários.
Um levantamento realizado pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2022, junto a 9.586 empresas industriais, com 100 ou mais funcionários, apontou que 84,9% delas utilizaram pelo menos uma tecnologia digital avançada.
A Pesquisa Tecnologias Digitais Avançadas, Teletrabalho e Cibersegurança, divulgada nesta quinta-feira (28), tinha como objetivo avaliar o uso da automação digitalizada dentro dessas empresas, assim como seu efeito no processo produtivo e visão de negócios.
O gerente da pesquisa, Flávio Peixoto, citou as tecnologias mais e menos utilizadas no universo ouvido pelo Instituto.
O benefício mais apontado pela pesquisa no uso de tecnologia digital avançada foi o aumento de flexibilidade em processos administrativos, produtivos e organizacionais, com 89,8%.
Entre os fatores que levaram à opção por essas tecnologias, o mais citado foi a estratégia autônoma da empresa, com 87,8%.
Já o maior entrave ao uso de tecnologias avançadas, o alto custo foi citado por 80,8% dos entrevistados pelo IBGE.
Ainda segundo o estudo, o teletrabalho foi adotado total ou parcialmente no ano passado por 48% das empresas industriais que participaram da sondagem.
Agência Brasil / Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Vitória Elizabeth/ Marizete Cardoso - 29/09/2023 08:00:14. Última edição: 29/09/2023 08:00:14