Geral

IBGE: Bahia é o estado com maior população quilombola

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística revelou que quase 70% dessa população está no nordeste.

Em pesquise inédita que mapeou a população quilombola no país. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística revelou que quase 70% dessa população está no nordeste. São mais de 900 mil pessoas alto declaradas nos nove estados da região, dos quais o mais populoso é Bahia. Um resultado que não trouxe muita surpresa, segundo a supervisora de disseminação de informações do IBGE, na Bahia, Mariana Viveiros.

Alaine Gama faz parte da comunidade de quilombola Bebedouro, na cidade de Campo Formoso, no norte do estado. A universitário considera o mapeamento do IBGE um fato histórico.

Mariana Viveiros também ressalta a delimitação e titulação dos territórios quilombolas na Bahia. Apesar de contar com a maior população quilombola, em números absolutos e a segunda maior em termos relativos do país. A Bahia apresenta o terceiro menor percentual de quilombolas residindo em áreas oficialmente delimitadas.

No país como um todo, em 2022 pouco mais de1,3 milhão de pessoas se auto declararam quilombolas. Acre e Roraima são os únicos estados do país sem registro de população.

Agência Brasil / Por Josy Braga - Rádio Educadora - Bahia / Edição: Rádio Nacional/ Marizete Cardoso - 31/07/2023 13:15:09. Última edição: 31/07/2023 13:15:09

Tags: Comunidade Quilombola IBGE Nordeste População

Leia também:

Parque da Pavuna vai ter piscina com 17 mil metros quadrados

Ao anunciar a criação do Parque, o prefeito Eduardo Paes afirmou que a obra vai fazer os moradores terem orgulho do bairro.

Operação da Polícia Militar deixa oito mortos no Guarujá

Operação Escudo foi iniciada após o assassinato do policial Patrick Bastos Reis, soldado das Rondas Ostensivas Tobias Aguiar. Ao todo dez pessoas foram presas.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi