Geral

IBGE divulga primeiros dados do Censo 2022 na quarta-feira

Resultados de População e Domicílios serão as informações de estreia

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começa a divulgar nesta semana os dados do Censo 2022. Na quarta-feira (28) serão apresentados os Resultados de População e Domicílios. Com isso, será possível saber quantos somos e o número total de domicílios.

A previsão era encerrar a Pesquisa ainda em 2022, mas ocorreram diversos adiamentos por problemas como falta de verba no governo anterior, insegurança em algumas regiões que deveriam ser pesquisadas, falta de recenseadores e recusa de muitas pessoas em responder às perguntas.

Para reverter a situação, o Ministério do Planejamento e o IBGE realizaram mutirões principalmente nos locais em que a pesquisa não estava avançando. A operação abrangeu favelas, condomínios de luxo e brasileiros na Terra Indígena Yanomami, que nunca tinham sido recenseados.

No caso das favelas, muitos moradores não queriam abrir a porta para as equipes do Censo porque tinham recebido notícias falsas de que teriam benefícios sociais cancelados. Outro problema era a falta de endereços nas comunidades.

Em alguns condomínios de luxo, a recusa vinha de síndicos, sendo necessários trabalhos de sensibilização com porteiros e moradores.

O mutirão também foi essencial para atualizar a população indígena no Brasil, estimada em mais de 1,6 milhão de pessoas, segundo balanço parcial apresentado em abril.

O Censo é como uma fotografia do país. A partir dos resultados é possível traçar políticas públicas, com ações que beneficiam a todos.

*Com informações da Agência Brasil

Agência Brasil / Por Solimar Luz* - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Vitória Elizabeth/ Sumaia Villela - 26/06/2023 09:25:14. Última edição: 26/06/2023 09:25:14

Tags: Censo 2022 IBGE

Leia também:

Terra da comunidade quilombola Curuanhas é reconhecida

Com a certificação, o grupo, documentos e locais que reúnem memórias históricas dos antigos quilombos passam a ser tombados como patrimônio cultural material e imaterial.

Famílias chefiadas por pessoas negras são mais atingidas pela fome

Famílias chefiadas por pessoas negras são mais atingidas pela fome

Estudo revela que 33,1 milhões de pessoas foram impactadas pela fome no país. Lares chefiados por mulheres negras representam 22% dos que sofrem com o problema.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi