Geral

IBGE estima que 83% da população já respondeu o Censo 2022

Cerca de 178 milhões de brasileiros já foram contados pelo Censo 2022, o que o IBGE estima que seja 83% da população do país.

Cerca de 178 milhões de brasileiros já foram contados pelo Censo 2022, o que o IBGE estima que seja 83% da população do país. A coleta dos dados começou em agosto com previsão de ser encerrada em novembro, mas depois de enfrentar diversos problemas, como a perda de recenseadores e a recusa de resposta de parte da população, o instituto precisou estender os trabalhos que agora vão, pelo menos, até janeiro do ano que vem.

O atraso na conclusão do Censo impactou a entrega da estimativa da população brasileira, feita anualmente, a partir da última pesquisa censitária realizada. É com base nessa estimativa que a União divide as verbas do Fundo de Participação dos Municípios, já que a fatia de cada cidade corresponde a quantidade de habitantes. O IBGE encaminhará os dados ao Tribunal de Contas da União nesta quarta-feira, mas há duas opções possíveis, segundo o diretor de pesquisas do IBGE Cimar Azeredo.

Em 4.163 municípios brasileiros, mais de 99% da população já foi recenseada. Isso representa quase 75% de todas as cidades do Brasil. E em outros 19% dos municípios a cobertura está entre 90 e 98%. Na outra ponta, há 9 cidades no Brasil em que a pesquisa não foi concluída nem em metade dos domicílios, mas o IBGE não divulgou quais lugares são esses.

No entanto, de acordo com o Cimar Azeredo, os maiores desafios são cidades grandes como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Cerca de 60 mil recenseadores continuam nas ruas e ainda há vagas para trabalhar nos locais com dificuldade para concluir a coleta.

Agência Brasil / Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Raquel Mariano / GT Passos - 27/12/2022 18:35:07. Última edição: 27/12/2022 18:35:07

Tags: IBGE Censo Atraso

Leia também:

Lei Seca: número de motoristas alcoolizados bate recorde no Rio

De acordo com o levantamento, 33.350 condutores foram flagrados nas blitze realizadas até o último domingo, 25 de dezembro. A maior marca anterior foi registrada em 2012.

Governo do Rio reforça policiamento para Réveillon em todo estado

O estado do Rio vai mobilizar mais de 22 mil policiais militares e 3.500 viaturas para garantir a segurança do Réveillon de 2023 em todo o território fluminense. O efetivo é 23% maior do que o empregado na festa da virada de 2022. O esquema especial de policiamento começa às 8h de sábado e se estende até às 20h de domingo. Somente na festa da orla mais famosa do país, Copacabana, serão empregados mais de 2.600 agentes, efetivo 24,5% maior do que no ano passado.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi