Oito pessoas morrem em explosão de silo no Paraná
Acidente ocorreu no interior do túnel de um dos silos da cooperativa agroindustrial C.Vale. Milho armazenado pode ter servido de combustível para a explosão, segundo bombeiros.
O Brasil tem aproximadamente 1,3 milhão de pessoas que se autodeclaram quilombolas, o que representa 0,65% da população do país. As informações são do Censo Quilombola 2022 , feito pelo IBGE.
O Brasil tem aproximadamente 1,3 milhão de pessoas que se autodeclaram quilombolas, o que representa 0,65% da população do país. As informações são do Censo Quilombola 2022 , feito pelo IBGE. Essa é a primeira série histórica sobre o tema.
No Nordeste residem 68,2% dos quilombolas do país. A Bahia concentra quase 30% desta população e o Maranhão vem a seguir, com pouco mais de 20%. Assim, os dois estados abrigam mais da metade da população quilombola brasileira.
O Censo 2022 encontrou 473.970 domicílios com pelo menos um morador quilombola.
Das mais de 5.500 cidades do Brasil, 1.700 têm moradores que se autodeclaram quilombolas, com destaque para o município baiano Senhor do Bonfim, com cerca de 16 mil pessoas, e a capital, Salvador, com 15.800 residentes. Em seguida, vem Alcântara, no Maranhão, com 15.600 descendentes dos quilombos, e Januária, em Minas Gerais, com 15 mil.
Foram identificados 494 Territórios de quilombos oficialmente delimitados no país, que abrigavam 167.202 quilombolas. O pesquisador de Coordenação de Estruturas Territoriais do IBGE , Fernando Damasco, dá detalhes de como esses locais são reconhecidos.
Os dados do IBGE mostram que apenas 12,6% da população quilombola reside em territórios oficialmente reconhecidos. Entre estes territórios, o de Alcântara, no Maranhão, tinha a maior população residente .
Agência Brasil / Por Tatiana Alves - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Raquel Mariano / Alessandra Esteves - 27/07/2023 10:30:14. Última edição: 27/07/2023 10:30:14
Tags: IBGE Censo Quilombola 2022 Quilombola
Acidente ocorreu no interior do túnel de um dos silos da cooperativa agroindustrial C.Vale. Milho armazenado pode ter servido de combustível para a explosão, segundo bombeiros.
Lançamento de livro se junta a esforços para manter a memória de Marielle Franco viva e cobrar solução para o caso, que já dura mais de cinco anos sem as principais respostas.
Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.
Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.