Meteorologista alerta para baixa umidade em áreas centrais do país
Mês de julho tem também sucessivas ondas de calor em vária partes do mundo, em parte por causa da intensificação do fenômeno El Niño, assim como efeito do aquecimento global.
O Amazonas é o estado com a maior concentração: cerca de 490 mil
O Brasil possui quase um milhão e setecentos mil indígenas, o que corresponde a 0,83% da população brasileira. Os estados do Amazonas, Bahia, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Roraima concentram, juntos, mais de 60% desse número. O estado com a maior proporção de indígenas é Roraima: com 15%.
Já o Amazonas é o local com a maior quantidade: cerca de 490 mil. Sergipe é onde esse número é menor: quatro mil e setecentas pessoas. Em 2022, Manaus era o município brasileiro com maior número: 71 mil e setecentos. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira pelo IBGE e fazem parte do Censo Indígena 2022.
Mais de 60% moram em terras pertencentes à essa população. A terra mais populosa é a Yanomami, com cerca de 27 mil habitantes e equivalente a 4,36% do total de terras indígenas.
O percentual de pessoas que se consideram parte desses povos e vivem fora de localidades indígenas aumentou em todas as regiões do país. A média brasileira subiu de pouco mais de 15% em 2010 para mais de 41% em 2022. Porém, os pesquisadores avaliam a hipótese de que esse aumento se deu por mudanças na metodologia de coleta de dados.
Uma das diferenças do censo indígena de 2010 para o de 2022 se deu na questão da autodeclaração de raça, na qual se fez a pergunta de abertura “Você se considera indígena?” para as pessoas que se autodeclaravam brancas, pardas, pretas ou amarelas. Em 2010, essa conduta se restringia à coleta feita em terras indígenas. Porém agora nesse último censo, essa abordagem mudou, como explica a coordenadora do Censo de Povos e Comunidades Tradicionais, Marta Antunes.
Existem indígenas em 4832 dos mais de 5500 municípios brasileiros. O número é maior que o registrado em 2010, quando era de 4480.
Agência Brasil / Por Fabiana Sampaio - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Nádia Faggiani / Beatriz Albuquerque - 04/08/2023 10:25:04. Última edição: 04/08/2023 10:25:04
Tags: Censo Indígena
Mês de julho tem também sucessivas ondas de calor em vária partes do mundo, em parte por causa da intensificação do fenômeno El Niño, assim como efeito do aquecimento global.
Na administração central do MCTI, em Brasília, 100 vagas ofertadas serão para nível superior e deverão ter edital publicado até o dia 25 de setembro deste ano.
Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.
Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.