Bombeiros encontram última pessoa desaparecida em São Sebastião
Equipes fazem levantamento para confirmar se ainda há pessoas consideradas desaparecidas e, assim, decidir de encerram os trabalhos de resgate.
O desafio tem sido maior nas grandes cidades
O IBGE ainda está tentando aumentar a cobertura do Censo 2022, que já finalizou a coleta em 95% dos setores, mas ainda tem uma alta taxa de recusas ou ausências. Desde o início das entrevistas, em agosto, o desafio tem sido maior nas grandes cidades e em áreas de poder aquisitivo mais alto. Por isso, o trabalho de convencimento está concentrado nesses locais. Neste domingo, recenseadores foram até a praia do Leblon, um dos bairros mais nobres do Rio de Janeiro para distribuir folhetos explicativos e agendar entrevistas com pessoas que ainda não foram recenseadas. O objetivo foi explicar a importância do Censo, única pesquisa de contagem populacional de abrangência nacional, indispensável para o diagnóstico da população e para a elaboração de políticas públicas.
De acordo com o último balanço dos trabalhos, divulgado no final de janeiro, o Rio era o terceiro estado com maior índice de recusa e 3,21% dos moradores abordados simplesmente se negaram a prestar informações, ainda que a resposta ao Censo seja obrigatória por lei. Na capital, a taxa era ainda maior: 3,9% e a proporção de moradias em que os moradores estavam ausentes chegava a 6%. A cidade de São Paulo liderava a taxa de recusa, com 7,1% e em Cuiabá, foi verificada a maior quantidade de moradores ausentes, quase 20%. Esses são alguns dos problemas que levaram aos atrasos na conclusão da coleta, prevista inicialmente para terminar em novembro do ano passado e que só foi encerrada este mês. Mas o IBGE ainda atua em regiões específicas e faz a conferência dos dados. Moradores de todos os estados brasileiros que ainda não foram recenseados devem ligar para o Disque 137 e agendar a entrevista com o recenseador.
Agência Brasil / Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Roberto Piza / Web Patrícia Serrão - 26/02/2023 17:40:09. Última edição: 26/02/2023 17:40:09
Tags: Censo
Equipes fazem levantamento para confirmar se ainda há pessoas consideradas desaparecidas e, assim, decidir de encerram os trabalhos de resgate.
Podem participar alunos de até 15 anos de escolas públicas e particulares de todo o país. Seleção é feita pelos Correios e etapa internacional pela União Postal Universal.
Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.
Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.