PF faz operação contra falsificação de dinheiro no Rio de Janeiro
Agentes descobriram um laboratório gráfico onde as cédulas falsas eram impressas. No local, foram encontrados impressoras, tintas, equipamentos de impressão e notas prontas.
Ela foi a intérprete da versão em inglês para Garota de Ipanema, canção que projetou a Bossa Nova mundialmente e se tornou símbolo do Brasil.
Qualquer pessoa do mundo que quiser conhecer o Brasil inevitavelmente ouvirá a voz de Astrud Gilberto. A cantora, que morreu nessa segunda-feira (5), aos 83 anos, foi a intérprete da versão em inglês para Garota de Ipanema, canção que projetou a Bossa Nova mundialmente e se tornou símbolo do Brasil.
Nascida em Salvador, Astrud Evangelina Weinert se mudou para o Rio de Janeiro ainda menina, onde se tornou amiga de Nara Leão, por intermédio de quem conheceu diversos artistas e produtores culturais da época. A cantora se tornou Astrud Gilberto após o casamento com o pai da Bossa Nova, João Gilberto, em 1959.
A união durou cinco anos e gerou um filho, o também músico Marcelo Gilberto. Graças a sua interpretação de "Girl from Ipanema", Astrud se tornou a primeira mulher a ganhar o Grammy de Música do Ano, ao lado de Stan Getz, em 1965. A música é considerada a segunda mais executada no mundo, e chegou a ficar duas semanas na quinta posição de mais tocadas da Billboard nos Estados Unidos.
No mesmo ano Astrud gravou seu primeiro álbum solo, "The Astrud Gilberto Album", e nas décadas seguintes, mais 17 foram gravados, principalmente com canções de Bossa Nova e Jazz, em diversos idiomas, especialmente o inglês. Em 1992, Astrud foi agraciada com o prêmio "Latin Jazz USA" pelo conjunto de sua obra e em 2002 passou a integrar o "Latin Music Hall of Fame". A cantora vivia nos EUA com os dois filhos, Marcelo Gilberto e Greg Lasorza, filho de seu segundo casamento. A neta de Astrud, Sofia Gilberto, publicou uma canção composta para ela pela avó.
A morte foi confirmada pela família da cantora nas redes sociais, mas sem maiores detalhes.
Agência Brasil / Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Paula de Castro/ Marizete Cardoso - 06/06/2023 11:55:10. Última edição: 06/06/2023 11:55:10
Tags: Bossa Nova Astrud Gilberto
Agentes descobriram um laboratório gráfico onde as cédulas falsas eram impressas. No local, foram encontrados impressoras, tintas, equipamentos de impressão e notas prontas.
Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, tem nesta terça-feira (6) tempo claro com sol. Os termômetros registram mínima de 16 e máxima de 27º C. A umidade do ar fica entre 40 a 80%.
Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.
Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.