A partir de hoje (1º) os idosos com idade entre 60 e 64 anos podem acessar gratuitamente o sistema de ônibus de São Paulo usando o Bilhete Único. O benefício já estava disponível desde dezembro, a partir da apresentação do documento de identidade.
© Rovena Rosa/ Agência Brasil
Agora, será necessário apenas fazer a recarga mensal nos terminais de ônibus, estações do metrô ou trem e nos próprios coletivos. Com o cartão recarregado, as pessoas dessa faixa etária podem acionar o sistema do Bilhete Único para passar pela catraca imediatamente.
O cartão pode ser solicitado pela página da SPTrans, que também permite consulta para saber se o Bilhete Único está ativo e, se necessário, solicitar segunda via.
Porta da frente
Na cidade de São Paulo, a gratuidade no transporte público para pessoas entre 60 e 64 anos foi estabelecida por um decreto municipal de 14 de dezembro de 2022. Ainda é possível desembarcar pela porta da frente dos ônibus apresentando documento de identidade com foto.
Para os passageiros que circulam pelos sistemas sob responsabilidade do governo estadual, que inclui os trens e metrô, a gratuidade foi regulamentada no último dia 21 de janeiro, por um decreto do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. O benefício também pode ser habilitado no cartão do Bilhete Único ou no cartão TOP.
Por Daniel Mello - Repórter da Agência Brasil - São Paulo / Edição: Kleber Sampaio - 01/02/2023 11:55:07. Última edição: 01/02/2023 11:55:07