Geral

Idosos andar de ônibus, em São Paulo, usando gratuidade

É preciso fazer a recarga mensal de cartão

A partir de hoje (1º) os idosos com idade entre 60 e 64 anos podem acessar gratuitamente o sistema de ônibus de São Paulo usando o Bilhete Único. O benefício já estava disponível desde dezembro, a partir da apresentação do documento de identidade. 

Idosos andar de ônibus, em São Paulo, usando gratuidade
© Rovena Rosa/ Agência Brasil

Agora, será necessário apenas fazer a recarga mensal nos terminais de ônibus, estações do metrô ou trem e nos próprios coletivos. Com o cartão recarregado, as pessoas dessa faixa etária podem acionar o sistema do Bilhete Único para passar pela catraca imediatamente.

O cartão pode ser solicitado pela página da SPTrans, que também permite consulta para saber se o Bilhete Único está ativo e, se necessário, solicitar segunda via.

Porta da frente

Na cidade de São Paulo, a gratuidade no transporte público para pessoas entre 60 e 64 anos foi estabelecida por um decreto municipal de 14 de dezembro de 2022. Ainda é possível desembarcar pela porta da frente dos ônibus apresentando documento de identidade com foto.

Para os passageiros que circulam pelos sistemas sob responsabilidade do governo estadual, que inclui os trens e metrô, a gratuidade foi regulamentada no último dia 21 de janeiro, por um decreto do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. O benefício também pode ser habilitado no cartão do Bilhete Único ou no cartão TOP.

Por Daniel Mello - Repórter da Agência Brasil - São Paulo / Edição: Kleber Sampaio - 01/02/2023 11:55:07. Última edição: 01/02/2023 11:55:07

Tags: São Paulo Cartões De Transporte Bilhete Único

Leia também:

Começa prazo para cadastro de armas de uso permitido ou restrito

A partir desta quarta-feira (1º), todas as armas de uso permitido ou restrito adquiridas a partir de maio de 2019 devem ser cadastradas no Sinarm, Sistema Nacional de Armas, da Polícia Federal. E o prazo é de 60 dias.

Morre a acadêmica e escritora Cleonice Berardinelli, aos 106 anos

Morre a acadêmica e escritora Cleonice Berardinelli, aos 106 anos

Cleonice foi eleita para a Academia Brasileira de Letras (ABL) em 2009, sucedendo Antônio Olinto. Velório ocorre até as 15h de hoje, na sede da academia

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi