Geral

Imigrantes e refugiados ganham centro de acolhimento no Rio

Centro de Referência de Atendimento ao Imigrante, na Gamboa, região central da cidade, começou a funcionar neste sábado (7)

Refugiados e imigrantes que chegarem ao Rio de Janeiro vão ser acolhidos agora com um abrigo temporário e assistência social e jurídica específica para eles. O CRAI, Centro de Referência de Atendimento ao Imigrante, na Gamboa, região central da cidade, começou a funcionar neste sábado (7). O imóvel, na rua Bento Ribeiro, 86, pertinho da Central do Brasil, foi cedido pela prefeitura e todos os outros gastos serão por conta da Organização Não Governamental Core.

Matheus Andrade, que é coordenador de Direitos Humanos da prefeitura do Rio e presidente do Comitê Intersetorial de Políticas de Atenção para imigrantes, refugiados e apátridos, também da prefeitura, disse que o objetivo é oferecer um ponto de referência para os recém chegados na cidade e também para aqueles que já estão no Rio, onde eles tenham acesso, em um mesmo local aos serviços que mais precisam para se estabelecer, como regularização migratória, saúde, assistência social e educação, diminuindo assim, a vulnerabilidade dos imigrantes e refugiados.

Ainda de acordo com Matheus, a centralização do atendimento aos imigrantes e refugiados vai ajudar a prefeitura do Rio a fazer um levantamento dessa população, que hoje é majoritariamente de venezuelanos. 

O sírio Adel Bakkour, de 29 anos, fugiu da guerra civil da Síria e chegou ao Rio de Janeiro em 2012. Ele é estudante de Relações Internacionais, na Universidade Federal do Rio de Janeiro e agora coordenador do CRAI e acredita que a centralização do atendimento aos refugiados e imigrantes vai fazer muita diferença.

Centro de Referência de Atendimento ao Imigrante tem salas de triagem, de assistência social e jurídica, e para aulas de português e de inclusão digital. Tem, ainda, dormitórios para acomodar temporariamente homens, mulheres e famílias.

Agência Brasil / Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro - 07/01/2023 14:50:05. Última edição: 07/01/2023 14:50:05

Tags: Imigrantes Refugiados Centro De Acolhimento Rio De Janeiro

Leia também:

UERJ investiga o aparecimento de 500 botos na Baía de Guanabara

Essa é a primeira vez que um grupo tão grande é encontrado nas praias do Rio nos últimos 30 anos.

Maior colônia de férias da América Latina inicia inscrições na segunda

As inscrições acontecem nos dias 9 e 10 de janeiro.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi