O incêndio em um aterro sanitário em Teresópolis, na região serrana fluminense, já foi controlado. De acordo com o município, o incidente começou em uma área de mata próxima ao lixão nas primeiras horas da manhã e se espalhou pela cidade, causando transtornos à população nesta segunda-feira. Esse foi o caso do morador Júlio Cehsar, que teve problemas na hora de levar o filho para a escola.
Pela manhã, três pessoas deram entrada em unidades de saúde do município com quadro de tosse seca leve. Elas fizeram nebulização e foram liberadas.
Segundo a prefeitura municipal, as aulas foram suspensas em escolas próximas ao incêndio por conta da densa fumaça que se formou. Dezessete escolas e cinco creches da rede municipal de ensino encontram-se fechadas. A previsão é que as aulas voltem ao normal nesta terça-feira.
Os animais mais sensíveis que estavam abrigados no canil municipal próximo ao aterro sanitário foram transferidos para um abrigo temporário e passam bem.
A Prefeitura informa que o aterro sanitário já havia sido interditado pelo Instituto Estadual do Ambiente e desde então vem operando sob liminar judicial.
Segundo o município, há um acordo em andamento para resolver a questão do aterro sanitário do município, que pede na Justiça para que o Governo do Estado pague o transbordo, já que Teresópolis não tem condições de arcar com o custo anual de quase 20 milhões de reais do serviço. A próxima audiência está prevista para 20 de julho, quando a justiça deverá definir as responsabilidades de ambas as partes.
Sobre as prováveis causas do incêndio, a suspeita é que tenha sido criminoso. As investigações para identificar possíveis responsáveis já começaram.
Agência Brasil / Por Tatiana Alves - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Nádia Faggiani / Beatriz Albuquerque - 26/06/2023 19:35:10. Última edição: 26/06/2023 19:35:10