Relatório da Secretaria do Meio Ambiente aponta que a população de metade das cidades do Estado está em risco por causa da fumaça.
O governo do Amapá recomenda o uso de máscaras de proteção em ambientes ao ar livre por causa dos incêndios florestais. Relatório da Secretaria do Meio Ambiente aponta que a população de metade das cidades do Estado está em risco por causa da fumaça.
Segundo o governador, Clécio Luís, não basta qualquer proteção facial, mas o uso de máscaras N95, especialmente para grupos sensíveis como crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios.
Há três meses, mais de 480 militares e 67 brigadistas enfrentam os focos de incêndios florestais no Amapá. Já são mais de 17 mil focos de calor registrados este ano. Mais de 2 mil estavam ativos até a última quarta-feira.
A qualidade do ar também é considerada "péssima" na cidade de Santarém, no oeste do Pará. Nesta semana, mais de 300 cestas básicas e 1.500 galões de água foram entregues à população vulnerável, em parceria com a prefeitura.
A boa notícia é que Manaus, que sofre há meses por causa da fumaça, teve melhora significativa da qualidade do ar nos últimos dias. A previsão é de tempo encoberto, entre chuviscos e pancadas de chuva até a metade da semana que vem.
Agência Brasil / Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís - MA - 24/11/2023 13:35:11. Última edição: 24/11/2023 13:35:11