Dia da Visibilidade Trans será comemorado em São Paulo
VI Caminhada Trans de São Paulo busca lutar por acolhimento e inclusão. Amanhã, às 18h, haverá show de variedades na programação do SP Transvisão, da Escola São Paulo de Teatro.
Ainda não há laudo para informar a causa da morte
Um indígena identificado como Valdemar Marciano Guajajara foi encontrado morto na manhã de hoje (28) na cidade de Amarante do Maranhão (MA), localizada a 683 km da capital, São Luís. Segundo o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), o corpo de Valdemar, que morava na aldeia Nova Viana, na Terra Indígena Arariboia, foi encontrado com marcas de espancamento na cabeça.
O corpo foi encontrado em um bairro da área urbana da cidade de Amarante do Maranhão, que faz fronteira com a terra indígena. Uma equipe do Instituto Médico Legal (IML) se deslocou até o local e removeu o corpo do indígena. Ainda não há laudo para informar a causa da morte.
“O Cimi Regional do Maranhão cobra uma resposta das autoridades em relação à escalada de violência contra os indígenas Guajajara, que só cresce desde setembro de 2022. Até o momento já são seis casos de ataques violentos na região”, disse o Cimi por meio de uma rede social.
Na quarta-feira (25), outro indígena foi encontrado morto próximo à Terra Indígena Cana Brava, às margens da BR-226, na Aldeia Jurema, localizada próxima ao município de Grajaú (MA). De acordo com o Cimi, o corpo de José Inácio Guajajara foi encontrado com marcas de violência, mas de acordo com o Instituto Médico Legal (IML) de Imperatriz (MA), a morte decorreu de causas naturais.
Por Luciano Nascimento – Repórter da Agência Brasil - São Luis / Edição: Fábio Massalli - 28/01/2023 16:00:08. Última edição: 28/01/2023 16:00:08
Tags: Morte De Indígena Cimi Maranhão Guajajara
VI Caminhada Trans de São Paulo busca lutar por acolhimento e inclusão. Amanhã, às 18h, haverá show de variedades na programação do SP Transvisão, da Escola São Paulo de Teatro.
As apostas podem ser feitas até às 19h, horário de Brasília, em qualquer lotérica do país ou pela internet no site da Caixa Econômica Federal. O sorteio será às 20h em São Paulo no Espaço da Sorte.
Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.
Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.