Operação Escudo completa 30 dias, com registro de mais de 20 mortes
A operação, que começou no início do mês passado para sufocar o tráfico de drogas, também prendeu mais de 600 pessoas envolvidas em crimes e apreendeu 900 quilos de entorpecentes.
O Sistema Guandu, do qual a estação de tratamento faz parte, é responsável por 80% do fornecimento de água da capital e da Região Metropolitana do Rio, além de abastecer nove municípios, entre eles, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, e Mesquita.
A espuma que levou a Estação de Tratamento de Água do Guandu a interromper o fornecimento à região metropolitana do Rio de Janeiro teve origem em um lançamento criminoso de detergente na água, segundo o presidente do Inea, Instituto Estadual do Ambiente, Philipe Campello. A afirmação foi feita durante uma entrevista coletiva nesta segunda-feira (28) para detalhar o problema.
Segundo o diretor de saneamento e grande operação da Cedae, Daniel Okumuru, o lançamento foi um fato isolado.
O Sistema Guandu, do qual a estação de tratamento faz parte, é responsável por 80% do fornecimento de água da capital e da Região Metropolitana do Rio, além de abastecer nove municípios, entre eles, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, e Mesquita. A estação trata 43 mil litros de água por segundo, e atende a cerca de 11 milhões de pessoas.
Técnicos da Cedae identificaram a espuma nos pontos de captação da estação de tratamento por volta de 4h e a interrupção da captação aconteceu por volta de 5h30. Segundo a Cedae, a água tratada e enviada à distribuição até a interrupção, passou pelos controles de qualidade e não oferece risco.
Além do crime ambiental, o autor ainda cometeu uma dupla inconformidade, por não ter comunicado às autoridades do problema. O Inea acionou a Polícia Civil, que está investigando. O trabalho inclui verificar se algum dos 72 estabelecimentos industriais e comerciais licenciados para o despejo no Guandu foi o responsável pelo lançamento ou se a substância foi lançada de outras formas.
A distribuição de água deverá ser normalizada em até 72 horas. Em nota, a Cedae lamenta quaisquer transtornos e reforça que atua para minimizar impactos. Também disponibiliza mais caminhões-pipa, especialmente para hospitais, clínicas e UPAs e que permanece à disposição pelo número 0800 400 0509.
Agência Brasil / Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista - 28/08/2023 17:00:04. Última edição: 28/08/2023 17:00:04
Tags: Estação De Guandu Água Cedae Inea
A operação, que começou no início do mês passado para sufocar o tráfico de drogas, também prendeu mais de 600 pessoas envolvidas em crimes e apreendeu 900 quilos de entorpecentes.
Entre as prioridades da CUT estão as negociações para “atualizar o modelo sindical e fortalecer a negociação coletiva” e para “encontrar uma proteção para os trabalhadores de aplicativo”.
Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.
Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.