Geral

Inea: lançamento criminoso teria causado espuma no Guandu

O Sistema Guandu, do qual a estação de tratamento faz parte, é responsável por 80% do fornecimento de água da capital e da Região Metropolitana do Rio, além de abastecer nove municípios, entre eles, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, e Mesquita.

A espuma que levou a Estação de Tratamento de Água do Guandu a interromper o fornecimento à região metropolitana do Rio de Janeiro teve origem em um lançamento criminoso de detergente na água, segundo o presidente do Inea, Instituto Estadual do Ambiente, Philipe Campello. A afirmação foi feita durante uma entrevista coletiva nesta segunda-feira (28) para detalhar o problema. 

Inea: lançamento criminoso teria causado espuma no Guandu

Segundo o diretor de saneamento e grande operação da Cedae, Daniel Okumuru, o lançamento foi um fato isolado.  

O Sistema Guandu, do qual a estação de tratamento faz parte, é responsável por 80% do fornecimento de água da capital e da Região Metropolitana do Rio, além de abastecer nove municípios, entre eles, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, e Mesquita. A estação trata 43 mil litros de água por segundo, e atende a cerca de 11 milhões de pessoas.

Técnicos da Cedae identificaram a espuma nos pontos de captação da estação de tratamento por volta de 4h e a interrupção da captação aconteceu por volta de 5h30. Segundo a Cedae, a água tratada e enviada à distribuição até a interrupção, passou pelos controles de qualidade e não oferece risco.

Além do crime ambiental, o autor ainda cometeu uma dupla inconformidade, por não ter comunicado às autoridades do problema. O Inea acionou a Polícia Civil, que está investigando. O trabalho inclui verificar se algum dos 72 estabelecimentos industriais e comerciais licenciados para o despejo no Guandu foi o responsável pelo lançamento ou se a substância foi lançada de outras formas.

A distribuição de água deverá ser normalizada em até 72 horas. Em nota, a Cedae lamenta quaisquer transtornos e reforça que atua para minimizar impactos. Também disponibiliza mais caminhões-pipa, especialmente para hospitais, clínicas e UPAs e que permanece à disposição pelo número 0800 400 0509. 

Agência Brasil / Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista - 28/08/2023 17:00:04. Última edição: 28/08/2023 17:00:04

Tags: Estação De Guandu Água Cedae Inea

Leia também:

Operação Escudo completa 30 dias, com registro de mais de 20 mortes

Operação Escudo completa 30 dias, com registro de mais de 20 mortes

A operação, que começou no início do mês passado para sufocar o tráfico de drogas, também prendeu mais de 600 pessoas envolvidas em crimes e apreendeu 900 quilos de entorpecentes.

CUT completa 40 anos mirando trabalhadores desprotegidos

CUT completa 40 anos mirando trabalhadores desprotegidos

Entre as prioridades da CUT estão as negociações para “atualizar o modelo sindical e fortalecer a negociação coletiva” e para “encontrar uma proteção para os trabalhadores de aplicativo”.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi