Samarco deverá compensar cidades por paralisação da Usina de Candonga
Interrupção das atividades da hidrelétrica por mais de sete anos vem afetando a arrecadação de dois municípios mineiros: Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado.
Capelli classificou os fatos como "lamentáveis" e "inadmissíveis"
O interventor federal na segurança pública do Distrito Federal, Ricardo Capelli, apresentou nesta sexta-feira (27), o relatório final com informações sobre a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e das dependências do Supremo Tribunal Federal, ocorridos no dia 8 de janeiro.
Capelli classificou os fatos como "lamentáveis" e "inadmissíveis". Ele disse que foram frutos de uma escalada de eventos que começaram logo após o resultado das eleições e a vitória do presidente Lula.
O interventor citou o vandalismo em Brasília logo após a diplomação de Lula no dia 12 de dezembro a tentativa de explosão de bomba em área próxima ao aeroporto da cidade na véspera do Natal e destacou a centralidade do acampamento montado em frente ao quartel general do Exército nos dias seguintes ao resultado das eleições.
Capelli afirmou que a inteligência da Secretaria de Segurança Pública do DF emitiu um relatório sobre os riscos do que aconteceria e entregou ao então secretário Anderson Torres dois dias antes dos atos.
O interventor federal Ricardo Capelli também citou outras possíveis falhas na segurança pública do DF no dia 8 de janeiro. Ele relatou que os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro saíram do acampamento em frente ao quartel general por volta de 13h e, no caminho até a Esplanada dos Ministérios, a polícia apreendeu aparatos que demonstraram que o ato seria violento.
Capelli cita que até a quebra da linha de contenção na Alameda dos Estados às 14h43, houve tempo suficiente para acionar o efetivo das tropas o que não foi feito.
Segundo Ricardo Capelli, o novo secretário de segurança pública, Sandro Avelar, dará continuidade às investigações em curso.
Confira reportagem na íntegra no player acima
Agência Brasil / Por Daniella Longuinho, da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Luiz Cláudio Ferreira (web) - 27/01/2023 21:45:12. Última edição: 27/01/2023 21:45:12
Tags: Distrito Federal Segurança Intervenção
Interrupção das atividades da hidrelétrica por mais de sete anos vem afetando a arrecadação de dois municípios mineiros: Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado.
Dez anos após incêndio na Boate Kiss, que provocou a morte de 242 pessoas, sobrevivente diz que trauma psicológico ainda pesa. Impacto emocional também afeta equipes de saúde.
Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.
Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.