Operação da PF combate contrabando de migrantes
A investigação começou há quase dois anos, quando um grupo de brasileiros foi identificado no Texas, em um esquema de contrabando de pessoas.
Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada alerta que o aumento de pessoas nas ruas é muito maior em proporção do que o da população em geral: no período de dez anos, de 2012 a 2022, o crescimento desse segmento vulnerável foi de 211%.
A população de rua superou as 281 mil pessoas no Brasil em 2022. Isso representa um aumento de 38% desde 2019, após a pandemia de covid-19. Essa é a conclusão de um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
O Mauro veio de Santa Catarina para Brasília após um acidente de moto em novembro, que tirou a fonte de renda dele. Ele conta que não tem apoio de ninguém e agora quer voltar para o sul do país. Mauro tenta uma saída em um dos Centros Pop, locais que atendem pessoas em situação de rua.
O estudo do Ipea alerta que o aumento de pessoas nas ruas é muito maior em proporção do que o da população em geral. No período de dez anos, de 2012 a 2022, o crescimento desse segmento vulnerável foi de 211%. Segundo dados do IBGE, o aumento populacional brasileiro foi de 11% entre 2011 e 2021.
A região Sudeste concentra pouco mais da metade da população em situação de rua do país: são 151 mil pessoas. Na sequência estão Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Norte. A pesquisa destaca a região Norte, onde está a menor parcela de população de rua do país, mas que, no entanto, mais que dobrou de 2019 para 2022, saindo de oito mil para mais de 18 mil pessoas vivendo nas ruas.
Agência Brasil / Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Nádia Faggiani / Nathália Mendes - 13/02/2023 14:15:15. Última edição: 13/02/2023 14:15:15
Tags: População Em Situação De Rua Ipea
A investigação começou há quase dois anos, quando um grupo de brasileiros foi identificado no Texas, em um esquema de contrabando de pessoas.
A saída dos garimpeiros, que atuam ilegalmente no território foi permitida para que ocorra de forma coordenada e espontânea por meio da criação de três corredores aéreos. As aeronaves têm autorização de voo desde que se mantenham dentro dos limites laterais e verticais estabelecidos.
Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.
Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.