Geral

Jair Renan Bolsonaro é alvo de operação da Polícia Civil do DF

Filho do ex-presidente foi alvo de busca e apreensão em sua residência

Jair Renan Bolsonaro foi alvo de ação da Polícia Civil do Distrito Federal nesta quinta-feira (24).  

Jair Renan Bolsonaro é alvo de operação da Polícia Civil do DF
© PCDF

A Operação Nexum cumpre dois mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão no DF e em Santa Catarina.  

Os investigados são suspeitos dos crimes de falsidade ideológica, associação criminosa, estelionato, crimes contra a ordem tributária e lavagem de dinheiro. 

O filho mais novo do ex-presidente Jair Bolsonaro foi alvo de busca e apreensão em sua residência, em Balneário Camboriú, Santa Catarina, e em Brasília. 

Em nota, o advogado Admar Gonzaga afirmou que foram apreendidos: um aparelho celular, um HD e papéis com anotações particulares. 

A defesa declarou que não obteve acesso aos autos da investigação ou da decisão. O advogado disse ainda que Renan estava surpreso, mas absolutamente tranquilo com o ocorrido. 

Um dos mandados de prisão é contra o considerado mentor do esquema, um empresário e influenciador digital do DF.  

Ele é investigado em outras duas operações realizadas neste ano, tendo sido preso em janeiro, por posse irregular de arma de fogo. 

Segundo a PCDF, o suspeito preso coleciona registros criminais por falsificação de documentos, estelionato, organização criminosa, peculato, lavagem de dinheiro, corrupção ativa, uso de documento falso e disparo de arma de fogo. 

Outro investigado teve a prisão decretada, mas está foragido e também é procurado por crime de homicídio.  

De acordo com a Polícia Civil, a investigação apontou para a existência de uma associação criminosa que usava uma outra pessoa como “testa de ferro” ou “laranja”. A ideia era ocultar o verdadeiro dono das empresas de fachada ou “fantasmas”. Eles criaram até uma identidade falsa.  

A polícia ainda descobriu que os investigados usavam dados de contadores sem o conhecimento deles, para inserir declarações falsas,  

Além disso, mantinham movimentações financeiras suspeitas entre si, inclusive com o possível envio de valores para o exterior. 

Agência Brasil / Por Renato Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista - 24/08/2023 12:05:08. Última edição: 24/08/2023 12:05:08

Tags: Jair Renan Bolsonaro Operação Nexum

Leia também:

Jair Renan Bolsonaro é um dos alvos da Operação Nexum

Jair Renan Bolsonaro é um dos alvos da Operação Nexum

Operação da Polícia Civil do DF apura fraudes com crimes de estelionato, falsificação de documentos, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro, com o objetivo final de blindar o patrimônio dos envolvidos.

Niterói celebra igualdade feminina e combate à violência contra mulher

Niterói celebra igualdade feminina e combate à violência contra mulher

Evento no Teatro Popular Oscar Niemeyer, na região central da cidade, terá debates, música e oficinas. Na área externa, das 18h às 21h, o público poderá curtir a roda de samba do Terreiro da Vovó, com entrada gratuita.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi