Lençóis Maranhenses concorrem à Patrimônio Natural da Humanidade
Comissão da Unesco virá ao Brasil fazer uma avaliação do parque, mas ainda sem data definida. Governador Carlos Brandão está confiante com o título: "orgulho dos maranhenses".
Líderes da Frente Nacional de Luta do Campo e Cidade foram detidos no sábado (4), sob acusação de extorsão de proprietários rurais.
Os líderes da Frente Nacional de Luta do Campo e Cidade (FNL), José Rainha e Luciano Lima, permanecem presos após audiência de custódia realizada nesse domingo (5). Eles tiveram prisão preventiva decretada no sábado (4) sob acusação de extorsão de proprietários rurais.
De acordo com nota da Secretaria de Segurança Pública e da Polícia Civil de São Paulo, as prisões não teriam relação com os atos de ocupação promovidos pelo movimento social no carnaval deste ano, mas teriam o objetivo de pacificar os conflitos no campo. Segundo a SSP, a polícia abriu inquérito e apreendeu ao menos cinco armas de fogo com os proprietários das terras ocupadas.
A FNL alegou que as prisões de José Rainha e Luciano Lima tem motivações políticas em função do chamado “Carnaval Vermelho”, uma onda de ocupações que foi promovida pelo movimento em fevereiro para chamar a atenção do poder público da presença de terras improdutivas e a existência de 33 milhões de brasileiros com fome.
O advogado dos dois líderes detidos, Raul Marcelo, por sua vez, falou que não teve acesso aos autos do inquérito ao qual eles são acusados até agora.
"Até o momento, a defesa não pode ter acesso ao inquérito. Nós estamos pressionando desde o sábado, dia que aconteceu esta prisão (...) é uma prisão arbitrária, ilegal. José Rainha e Luciano têm residência fixa, trabalham no campo, não ameaçam a ordem pública, tem total disponibilidade de colaborar com a Justiça... aliás, durante este inquérito sigiloso, que está aí desde 2021, em nenhum momento nossos clientes foram chamados para depor. Se fossem, iriam contribuir para elucidar as dúvidas".
José Rainha deixou a liderança do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) por divergências políticas em 2014, quando fundou a Frente Nacional de Luta do Campo e Cidade.
*com produção de Michelle Moreira
Agência Brasil / Por Nelson Lin* - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Nádia Faggiani / Nathália Mendes - 06/03/2023 15:05:19. Última edição: 06/03/2023 15:05:19
Tags: José Rainha Luciano Lima FNL
Comissão da Unesco virá ao Brasil fazer uma avaliação do parque, mas ainda sem data definida. Governador Carlos Brandão está confiante com o título: "orgulho dos maranhenses".
Adolescente foi atacado por um tubarão na Praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. O local, no litoral sul de Pernambuco, é proibido para banho de mar.
Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.
Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.