Geral

Justiça mantém suspensão de instalação de tirolesa no Pão de Açucar

O desembargador federal Luiz Paulo Silva Araújo Filho, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região decidiu manter os efeitos da liminar da Justiça Federal do Rio, que determina a suspensão imediata da autorização do Iphan para a execução das obras.

A implantação da tirolesa no Complexo Turístico Pão de Açúcar, cartão postal do Rio de Janeiro, perdeu mais um embate na justiça. É que o desembargador federal Luiz Paulo Silva Araújo Filho, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, negou recurso da Companhia Caminho Aéreo do Pão de Açúcar e decidiu manter os efeitos da liminar da Justiça Federal do Rio de Janeiro, que determina a suspensão imediata da autorização do Iphan, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, para a execução das obras.

Na decisão, o magistrado diz que o descumprimento da liminar, concedida no início de junho em ação proposta pelo Ministério Público Federal, vai gerar multa diária contra a empresa. Destaca, ainda, que o complexo do Pão de Açúcar é tombado pelo Iphan e a Unesco, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, e que, de acordo com a liminar, as obras de instalação da tirolesa tiveram início antes da apresentação ao Iphan do projeto executivo e, portanto, antes da sua aprovação.

O relator no TRF2 também observou que as obras vêm causando o desmonte de rocha nos Morros Pão de Açúcar e Urca e que o corte e perfuração não são passíveis de recomposição. O mérito do agravo ainda vai ser julgado pela 7ª turma especializada. A obra é polêmica e tem gerado protestos da associação de moradores da Urca e de ambientalistas.

O Parque Bondinho Pão de Açúcar esclareceu que cumpriu com todos os trâmites legais exigidos para a construção do projeto da tirolesa, e que obteve as devidas autorizações por parte de todos os órgãos licenciadores. A nota diz, ainda, que a empresa não vai poupar esforços para demonstrar que o projeto foi realizado sob as melhores práticas, sempre em respeito ao meio ambiente e ao patrimônio.

Agência Brasil / Por Cristiane Ribeiro, repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Vitória Elizabeth/Aline Cordeiro - 03/07/2023 10:27:05. Última edição: 03/07/2023 10:27:05

Tags: Tirolesa Pão De Açucar Suspensão

Leia também:

Governo cria grupo para acompanhar ações ambientais em terra Yanomami

Governo cria grupo para acompanhar ações ambientais em terra Yanomami

Grupo atuará por um ano e será composto por 12 membros do serviço público federal, com representação de órgãos ambientais, comunidades tradicionais e desenvolvimento rural.

TRF mantém suspensão de instalação de tirolesa no Pão de Açúcar

TRF mantém suspensão de instalação de tirolesa no Pão de Açúcar

Segundo um magistrado, as obras vêm causando desmonte de rocha nos morros Pão de Açúcar e Urca, que integram o complexo tombado pela União.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi