Geral

Justiça paulista libera falsa médica que atuava na capital paulista

Falsa médica pagou R$ 50 mil e vai responder em liberdade

A Justiça em São Paulo liberou da prisão, nesta quinta-feira (1º), a falsa médica Marcela de Castro Gouveia. Ela pagou R$ 50 mil e vai responder em liberdade por falsidade ideológica. 

Marcela, de 37 anos, tem nome e sobrenome praticamente igual ao de uma médica também de São Paulo, e utilizava o CRM - registro profissional para medicina – da otorrinolaringologista, para solicitar exames e receitar remédios em tratamentos estéticos, atendendo como suposta dermatologista. 

Em depoimento à polícia, Marcela alegou ter formação superior em Farmácia, e estar cursando Medicina. O delegado responsável pela investigação, Felipe Nakamura, explica como funcionava a farsa.

A verdadeira médica recebeu a denúncia pela internet, por uma paciente que desconfiou da falsa profissional. Na terça-feira, ela foi à consulta acompanhada de uma policial à paisana e o flagrante aconteceu logo depois de Marcela passar uma receita assinada e carimbada. 

Ainda segundo o delegado Nakamura, a falsa médica utilizava da fama nas redes sociais, onde tem quase 90 mil seguidores, e diversos vídeos postados com dicas sobre estética para atrair pacientes. 

Para evitar ser vítima de um falso médico, o paciente deve consultar, na internet, o site do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), ou da autarquia no Estado em que mora. Ali se encontra um Guia Médico, para que os pacientes possam checar se o profissional está com o registro regular. Os Conselhos são responsáveis por atuar em casos envolvendo profissionais registrados. Já em situações como a da falsa médica, são acionados os órgãos competentes, como o Ministério Público. 

Agência Brasil / Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Paula de Castro / Pedro Lacerda - 01/06/2023 16:40:12. Última edição: 01/06/2023 16:40:12

Tags: Falsa Médica São Paulo Estética

Leia também:

Mostra Ecofalante de Cinema estreia nesta quinta-feira em São Paulo

Chico Guariba, diretor da 12ª Mostra Ecofalante de Cinema, diz que ela reflete temas discutidos no Brasil e em outros países, como a questão do racismo e dos povos originários.

MA: maior evento de inovação do Nordeste reúne mais de 300 startups

O Neon, evento promovido pelo Sebrae, começou nesta quinta-feira (1º) em São Luís, Maranhão, trazendo para o centro do debate as experiências de investidores, gestores, agentes públicos e criadores do setor de inovação.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi